sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

As Emissões Checas de Janeiro

Os Correios da República Checa puseram a circular no dia 20 de Janeiro dois selos comemorativos, para assinalar a tradição do design de selos checos, e mais um selo da série «Personalidades», desta vez dedicado a Jerónimo de Praga.

Karel Svolinský (1896-1986) foi um artista checo muito completo, desde a pintura à escultura, passando pelo design, ilustração, trabalho gráfico, tipografia, cenografia e professor universitário. Foi autor  de muitas ilustrações para selos, notas, capas de livros, cartazes e muitas outras obras, como o vitral da capela Schwarzenberg da Catedral de São Vito, em Praga. Este selos tem arranjo gráfico de Zdenek Netopil, e mostra o artista e algumas ilustrações da sua autoria. Para além do selo e do sobrescrito de primeiro dia, foi editada uma carteira com oito selos e quatro vinhetas sem valor facial.

Jerónimo de Praga (1378-1380 - 1416) foi teólogo e filósofo checo, professor universitário e defensor das teorias reformistas da igreja de John Wycliffe e Jan Hus. Estudou na Universidade de Praga, em Oxford, Paris, Colónia, Heidelberg, e visitou muitos países da Europa. Foi um dos precursores da Reforma Protestante que haveria de ocorrer no século XVI, por iniciativa de Lutero. Este selo tem arranjo gráfico de Renáta Fuciková, e foi editado um sobrescrito de primeiro dia que apresenta gravação de Bohumil Sneider.


Sem comentários:

Enviar um comentário