quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Museus Centenários - Abade de Baçal

O Museu do Abade de Baçal, de Bragança, em Portugal, foi criado  por Decreto-Lei em 13 de Novembro de 1915, então com o nome de Museu Regional de Obras de Arte, Peças Arqueológicas e Numismática de Bragança. Este nome foi alterado em 1935 para Museu do Abade de Baçal, em homenagem ao seu director entre 1925 e 1935, Francisco Manuel Alves, o Abade de Baçal. O acervo actual deste museu centenário é composto por peças de Arqueologia, Epigrafia, de Arte Sacra, Ourivesaria, Numismática, Mobiliário, Etnografia e Pintura.

É este o tema de uma nova emissão filatélica dos CTT - Correios de Portugal, a primeira deste ano, e de uma nova série que celebrará os Museus Centenários de Portugal. No dia 16 de Fevereiro vai ser o primeiro dia da emissão «Museu do Abade de Baçal», com um selo e um bloco filatélico que mostram algumas das peças expostas neste Museu de Bragança, como a Capela e a Sala de Arqueologia, no selo de €0,80, com fotografias do Arquivo do Museu, e de José Pessoa, do Arquivo de Documentação Fotográfica da Direcção-Geral do Património Cultural.

Quanto ao bloco filatélico, apresenta em imagem de fundo a Sala de Arte Sacra, onde está a escultura «Virgem e o Menino», e a «Arca dos Santos Óleos». O selo deste bloco mostra ainda, para além destas duas imagens anteriores, a pintura «Primavera», de Veloso Salgado. As fotografias do bloco são do Arquivo do Museu, de Carlos Monteiro, de José Pessoa, e da DGPC. O trabalho gráfico desta emissão é do Atelier B2, e a impressão é da INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda. Vai haver carimbo de primeiro dia e lançamento da emissão na Cidade de Bragança.


Sem comentários:

Enviar um comentário