sábado, 16 de abril de 2016

Publicações recebidas - Abril - 2

Dou início a esta minha divulgação regular das publicações filatélicas recebidas, com o novo número da «Revista Eletrônica FEBRAF», nº 5 deste órgão da Federação Brasileira de Filatelia, referente aos meses de Setembro de 2015 a Março de 2016, com edição de Fábio Flosi. Tem muita informação dos acontecimentos filatélicos que já se realizaram, ou vão realizar até final deste ano, das várias associações e clubes brasileiros, informação das exposições nacionais e internacionais onde os filatelistas do Brasil vão estar presentes.

Outros destaques vão para a comemoração dos 40 Anos da FEBRAF - Federação Brasileira de Filatelia, que será assinalada em Portugal, na «LUBRAPEX - 2016», com carimbo comemorativo e selo personalizado, a própria «LUBRAPEX - 2016» é outro destaque desta edição, e também o III Seminário Internacional de Filatelia e o 169º Encontro de Filatelistas e Numismatas de Santa Catarina. Podem ver toda esta edição no link que deixei no texto.

De Itália chegou a publicação mensal «quaderno filatelico» nº 106, referente ao mês de Abril, órgão da Associazione Filatelica Numismatica Falconara e da sua secção francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", e que colabora e divulga os eventos de coleccionismo de outras associações geminadas, como a Federazione Filatelica Numismatica "Monti Azzurri", de Loro Piceno, a Associazione Filatelica Numismatica Picena, de Ascoli Piceno, e com o Circolo Filatelico Numismatico "Vittorio Corsetti", de Treia. Na primeira página podemos ver um artigo sobre a entrega do Prémio "Cavaliere Giovannino Brandi", e um outro artigo sobre o investimento em selos.

Apresenta outras informações das actividades associativas locais, as novidades do tema «WWF» e da Filatelia Polar, e um artigo de Luigi Santini, Presidente desta Associação Filatélica e Numismática de Falconara, sobre o serviço dos Correios Italianos «Velocità Bestiale per un Bestiale Servizio».

O «Rio Grande Filatélico» nº 72, referente aos meses de Janeiro a Março de 2016, é o órgão de divulgação da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, no Brasil, sempre com bons artigos temáticos e de divulgação do coleccionismo. António Paulo Ribeiro escreve sobre «Porto Alegre de Ontem - Alguns Hotéis de Porto Alegre», onde apresenta postais, anúncios antigos e etiquetas de hotéis. Carlos Torres Gandolfi, Director da Sección Numismática, da Sociedad Chilena de Historia y Geografia, escreve sobre «A muito rara medalha brasileira da Guerra contra o Governo do Paraguai, de 28 de Março de 1868».

Apresenta ainda um artigo sobre Henri Moissan, Prémio Nobel da Química em 1906, de Jaime Kahan, filatelista que faleceu há poucos dias, e um artigo com o título «Caldas Júnior e o selo de 1968 em homenagem ao Centenário de seu Nascimento», da autoria de Henrique Bunselmeyer Ferreira, Presidente desta Sociedade Filatélica Rio-Grandense.




   

Sem comentários:

Enviar um comentário