quarta-feira, 29 de junho de 2016

Literatura Filatélica Mundial

A História Postal da Europa está assinalar os 500 anos da criação do Royal Mail, no Reino Unido, e a criação da primeira rota internacional de distribuição postal pela família Thurn und Taxis, a partir de Bruxelas. Este é o tema de um livro lançado no dia 7 de Junho, na Bélgica, «La Poste - 500 ans d'histoire en Europe», de Vincent Schouberechts, editado por Lannoo,  para onde podem encomendar esta obra. Em cinquenta documentos históricos o autor mostra mapas de rotas postais, cartas antigas, a correspondência de Peter Stuyvesant enquanto Governador de New Amsterdam (Nova Iorque), ou a carta do Imperador Carlos V que confirma a entrega do monopólio postal à família Thurn und Taxis. Este trabalho foi editado em duas versões, a edição em inglês e francês, e a edição em holandês e francês.

Ainda para comemorar estes 500 anos da rota postal, foi realizada no dia 18 de Junho uma reconstituição histórica deste percurso entre a Bélgica, o Luxemburgo e a Alemanha, com emissão de selos e carimbos comemorativos.

Uma outra edição posta à venda recentemente, é o livro «By Mörck», que apresenta o trabalho artístico do gravador Martin Mörck, autor de muitos trabalhos para a filatelia de muitos países, especialmente do Norte da Europa. É um livro de Jon Nordstrom, fotógrafo que tem outros trabalhos editados, e que é vendido pela Nordfrim. Martin Mörck tem trabalhos de ilustração e gravação para a filatelia e notas de banco, assim como para revistas e trabalhos de moda, e tem acompanhado os artistas chineses que trabalham para os Correios da China. Muitas das novidades filatélicas que divulgo nestas páginas, são trabalhos de design deste artista.

Outra História Postal editada em livro, é esta que apresento aqui «História Postal das Províncias da Ilíria 1809-1813», um excelente catálogo para a exposição histórica comemorativa dos 200 Anos da Ocupação Napoleónica das Províncias da Ilíria, que esteve patente ao público no Museu Nacional da Eslovénia, de 14 de Outubro de 2009 a 28 de fevereiro de 2010.

Foi uma excelente oferta do amigo Janko Stampfl, da Eslovénia, que editou esta obra para a Academia Eslovena de Filatelia, sendo o volume 1 da biblioteca desta academia. É um trabalho muito ilustrado e pormenorizado sobre as marcas postais e taxas da correspondência neste período histórico.




Sem comentários:

Enviar um comentário