sexta-feira, 24 de junho de 2016

Novidades das Ilhas Faroé

Os Correios das Ilhas Faroé - Posta Faroe Islands estão assinalar este ano o 40º aniversário da sua fundação, quando a 1 de Abril de 1976 o governo destas ilhas decidiu reorganizar os Serviços de Correio, que até essa data eram disponibilizados pelos Correios Dinamarqueses. As primeiras peças filatélicas que mostro hoje, um selo e um bloco filatélico, são comemorativas deste aniversário, e o bloco mostra no selo de 17 coroas, uma caixa de correio vermelha, dos Correios da Dinamarca, que na altura foram substituídas pelas de cor azul e com o novo símbolo, um chifre de carneiro. É um trabalho artístico dos Correios das Ilhas Faroé, com impressão da Cartor Security Printing, de França.

A seguir vem a emissão «Norden 2016», uma emissão conjunta dos países nórdicos da Europa, que este ano é subordinada ao tema da cozinha típica da região, e que foi lançada no dia 26 de Abril, com um selo que reproduz um «Hjallurin», um tipo de despensa tradicional para a secagem ventilada e a frio da alimentação. Podemos ver no selo, a lebre, a carne de baleia, e o peixe seco pelo vento. A ilustração é de Fotostudio. Comemoraram também neste primeiro dia de emissão, a 26 de Abril, os 250 Anos do Nascimento do Herói Nacional Nólsoyar Páll - Poul Poulsen Nolsoe (1766-1809), num trabalho artístico de Archibald Black, e gravação de Martin Mörck. A impressão é dos Correios Franceses - La Poste.

Por último, aparece a «Emissão Europa 2016 - Think Green», a 9 de Maio, uma emissão conjunta de todos os países membros da PostEurop, que este ano estimula o interesse nas energias renováveis. Muitos destes países emitiram mais que um selo, para além do selo comum com design de Doxia Sergidou, de Chipre, e nas Ilhas Faroé é este selo de 9 coroas com design de Edward Fuglo. Mostro ainda a capa da revista «Posta Stamps» nº 27, onde divulgam com pormenor estas emissões filatélicas.






Sem comentários:

Enviar um comentário