terça-feira, 12 de julho de 2016

Filatelia Polar - Turinpolar

A Filatelia Polar é um ramo da filatelia temática que trata das peças filatélicas produzidas nas regiões e para as regiões polares, e para as bases científicas que vários países têm nessas regiões. São selos, é a história postal polar, são as marcas postais e outras peças filatélicas que apresentam estudos científicos, cientistas, fauna e flora locais, meios de transporte e outros temas. É um tema muito rico em conhecimentos científicos, e que muitos filatelistas seguem em todo o mundo, existindo mesmo peças exclusivas e raras de grande valor.

A Associazione TURINPOLAR é uma associação filatélica criada em 2005 na cidade de Turim, em Itália, com o intuito de juntar os filatelistas deste tema para o desenvolvimento das suas colecções e da filatelia polar em geral, criando uma rede de intercâmbio internacional entre os filatelistas. Outra associação italiana que tenho divulgado aqui, e que trata também da filatelia polar, é a Associazione Filatelica Numismática Falconara, de Itália.

A Associação Turimpolar edita esta revista que mostro aqui, o «Turinpolar - Notiziario flash di filatelia polare» nº 25, referente a Junho de 2016, com muita informação, artigos de grande qualidade e imagens das peças filatélicas deste tema. Acedam ao site e vejam algumas destas publicações digitalizadas. O Secretário e Tesoureiro desta Associazione TURINPOLAR, Sr. Lodovico Sacchi, de Turim, enviou-me também estas peças filatélicas que divulgo aqui: os dois postais comemorativos do 90º Aniversário do Voo sobre o Ártico do Dirigível «Norge» 1926-2016, com edição de Vaccari, e de Attini Arte, de Turim; os dois postais do 60º Aniversário do Raid Ártico de Maner Lualdi; a franquia mecânica de publicidade a este mesmo Raid; e os dois postais com a imagem de Leonardo Bonzi (1902-1977), da Primeira Expedição Italiana na Gronelândia, em 1934.












1 comentário:

  1. Excelentes peças filatélicas! Obrigado por compartilhar.
    Saudações filatélicas!

    ResponderEliminar