domingo, 24 de julho de 2016

Publicações recebidas - Julho - 2

Hoje é dia de divulgar mais algumas publicações da filatelia mundial, das que recebo regularmente, sejam de periodicidade mensal ou aquelas que são editadas com regularidade pelas associações e federações filatélicas. E começo por Espanha, pelo órgão oficial da ASEMA - Asociación Española de Maximofilia, a revista «Apuntes de Maximofilia» nº 51 - Ano XXIV, referente a Junho de 2016, uma excelente publicação que todos os maximafilistas e filatelistas em geral devem seguir e consultar. E estão de parabéns, pela Medalha Colectiva que vão receber da FESOFI - Federación Nacional de Sociedades Filatélicas.

Entre ois vários temas apresentados, destaco o 4º Centenário da Morte de Cervantes, com um artigo de Paco Velázquez, Director desta publicação, as notícias da participação de sócios da ASEMA em exposições, num artigo de José Palma Azúa, a rubrica «La Lupa Justiciera», de Juan Antonio Casas Pajares, o artigo em espanhol e português «El Tordo común visto a través de la maximofilia», de Américo Rebelo, e muitos outros de grande qualidade.

Da Itália chegou o «quaderno filatelico» nº 109, a excelente publicação mensal da Associazione Filatelica Numismatica Falconara e da sua Secção Francesa «Les Épicuriens de la Philatélie», referente ao mês de Julho. Como podem ver na primeira página, dão destaque à emissão comemorativa de Dante, emitida por Kyrgyz Express Post, do Quirguistão, e às novidades WWF do Canadá e de Rarotonga, mas também a outras que descrevem no interior, da Bélgica, de NIUOFO'OU, de Montserrat, de Tonga e Bhutan.

Há ainda as notícias das associações que colaboram com Falconara, das suas reuniões e decisões, e dos produtos filatélicos que realizam. A Associação Filatélica e Numismática Falconara está a produzir selos personalizados, em conjunto com outras associações, os chamados folhetos «Erinnofilo», de que já tenho apresentado nesta página em outras ocasiões, com destaque para os temas polares, estando também a trabalhar nos temas WWF - World Wide Fund for Nature, e Pandas Gigantes, com a colaboração da Secção Francesa e de Jérôme Pouille.

Outra publicação mensal é o órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia - Polski Zwiazek Filatelistów, o «Filatelista» nº 7 (1125) do ano 63 de publicação. A capa mostra uma das atracções principais da Exposição Mundial de Filatelia - New York 2016, o avião que tornou famoso este selo dos Estados Unidos, o selo «Jenny Invertido», uma das grandes raridades do mundo da filatelia.

Neste número continua a descrição em pormenor das emissões filatélicas que celebraram os Prémios Nobel da Literatura da década de 90, num artigo de Jerzy Bielawski, a que eu tenho feito referência nestas páginas, e que agora só faltam estes anos do século XXI. Outros estudos de história postal e da filatelia temática, de grande qualidade, são apresentados mensalmente nesta publicação, e o Prof. Ludwik Kazimierz Malendowicz assina o artigo sobre o famoso «Inverted Jenny».




Sem comentários:

Enviar um comentário