sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Dia da Abertura dos Jogos - RIO 2016

Todo o mundo vai celebrar hoje o início dos XXXI Jogos Olímpicos, e a filatelia tem estado já há algum tempo a ser enriquecida com emissões comemorativas deste tema. Para dar eu também o meu contributo para esta celebração, dedico o espaço filatélico de hoje aos Jogos do Rio 2016, e a algumas emissões que estão a ser postas a circular.

E são as cores do Brasil que predominam, o verde e amarelo, e todas as outras que dão muita alegria a estas emissões. E na Austrália emitiram no passado dia 2 deste mês, um selo com o valor facial de 1 dólar australiano, muito colorido e com trabalho artístico de Simone Sakinofsky e dos Correios da Austrália. Editaram ainda o sobrescrito de primeiro dia com o respectivo carimbo, um postal máximo e uma carteira com a folha de dez selos.

Os Correios da Croácia lançaram no dia 3 de Agosto, há dois dias, um selo comemorativo que representa muito movimento e alegria na hora da vitória, apresentando ainda o logótipo do Comité Olímpico da Croácia. É um trabalho artístico de Dean Roksandic, designer de Zagreb. O autor do texto da pagela desta emissão, Mico Dusanovic, para além de realçar alguns números de participantes e modalidades deste grande evento desportivo mundial, destaca os mais de quinhentos anos da chegada dos portugueses e da língua que deixaram nesta terra de música e desporto.

Deixo também a imagem da emissão dos Correios da Polónia, esta que foi retirada da revista «Filatelista» deste mês de Agosto, órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia. É uma emissão de um bloco filatélico que mostra várias modalidades olímpicas, todas em tons de Ouro. O primeiro dia de emissão foi a 8 de Julho, e o trabalho artístico é de Agata Tobolczyk.

Para o fim deixei a emissão dos Correios do Brasil que é lançada hoje, a emissão de um bloco filatélico com três selos, dedicada às celebrações destes jogos, a Tocha Olímpica num dos selos, a Cerimónia de Abertura e a Cerimónia de Encerramento nos dois outros selos, com fotografia de Getty Images e arte final dos Correios do Brasil, sendo a impressão da Casa da Moeda do Brasil. O local de lançamento é no Rio de Janeiro.





1 comentário:

  1. Belos selos! Se você se interessar por esta emissão brasileira, por favor avise-me. Saudações filatélicas!

    ResponderEliminar