sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Publicações recebidas - Outubro - 1

O «Dia do Selo» na Áustria, é o tema da capa da «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 10 de 2016, que é comemorado no dia 21 de Outubro com a realização da Exposição «PINKABRIA 16». Esta revista é o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, sempre com muita informação das realizações filatélicas dos coleccionadores austríacos, e bons artigos de história postal e da filatelia temática.

A propósito de um selo que os Correios da Áustria vão lançar no dia 22 de Outubro, da série «Vida Selvagem e Caça», Max Fink publica um artigo temático sobre os "Texugos" na filatelia mundial. Outro tema importante que é abordado neste número, é um artigo de Andreas Raffeiner em homenagem a Hermann Gmeiner, o fundador das Aldeias das Crianças SOS, que morreu há trinta anos. Também aqui mostram selos emitidos em vários países sobre este tema.

Outra publicação que chegou da Áustria, é o «donau-post» nº 4 de 2016, o órgão oficial de divulgação filatélica do Clube Filatélico Danúbio - Briefmarkensammler-Verein "donau", com esta capa que mostra uma das últimas emissões filatélicas dos Correios da Áustria, uma novidade na forma de impressão dos selos postais, neste caso a impressão em bordado. Depois da porcelana e do vidro, chegou a vez do têxtil, e esta publicação austríaca tem revelado nas suas capas estas novas formas de criação artística para a filatelia. Outras novidades dos correios também são aqui tratadas, assim como as actividades filatélicas e associativas destes coleccionadores de Viena. Outros destaques para artigos temáticos e de história postal, como o artigo sobre os selos do Curdistão, e para os 175 anos dos primeiros selos postais do Liechtenstein.

A FIP - Federação Internacional de Filatelia edita o seu órgão oficial «Flash» nº 121, referente a Setembro de 2016, uma publicação que dá a conhecer todos os eventos que as federações nacionais e regionais organizam. É um elo de ligação entre todas as federações internacionais, sendo de destacar as notícias sobre as grandes Exposições Internacionais e Mundiais que a FIP patrocina.

E estas exposições com patrocínio da FIP são a «PHILATAIPEI 2016», a «BANDUNG 2017», que se realiza na Indonésia, de 3 a 7 de Agosto, e a «BRASÍLIA 2017», a Exposição Internacional de Filatelia que se realiza de 24 a 29 de Outubro do próximo ano, no Brasil. Outras exposições que estão à espera de luz verde das comissões, são: a «FINLANDIA 2017», a «MALAYSIA 2018», a «PRAGA 2018» e a «CHINA 2019». O trabalho e a agenda das várias comissões também tem aqui o seu destaque, assim como a notícia da criação da comissão e regulamentos para a Literatura Filatélica Electrónica.



Sem comentários:

Enviar um comentário