terça-feira, 8 de novembro de 2016

Especialidades Culinárias da Eslovénia

O tema da culinária na filatelia está hoje espalhado por todo o mundo, sendo já um dos temas que chama mais atenção aos coleccionadores pela variedade, riqueza das tradições, e porque "Os olhos também comem", uma expressão usada quando se observa a comida e por algum motivo não se pode comer. Para ajudar em tudo isto, o meu amigo Janko, da Eslovénia, acabou de enviar estes postais máximos desta emissão lançada no dia 4 deste mês de Novembro.

É uma emissão de dois selos com o valor facial de €0,97 cada um, com design de Edi Berk e fotografia de Tomo Jesenicnik, e que mostram a «Tolminska frika», um prato típico da região de Tolmin, à base de ovos, batatas e queijo ralado (tipo tortilha), e os bolinhos de Kobarid, uma receita antiga desta região eslovena, e que leva no seu recheio, entre outros, creme de nozes, chocolate e rum.

Abri o apetite? Então fiquem com mais estas peças filatélicas personalizadas que o meu amigo Janko Stampfl enviou há mais tempo. E a primeira assinala o último dia da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em 2007, com selo personalizado da Eslovénia que representa os famosos «Pastéis de nata - Pastéis de Belém», e a seguir mostro um postal com fotografia de uma parte da fábrica, e a receita com explicação no verso.

Quando a Eslovénia tomou posse da Presidência do Conselho da União Europeia, a seguir a Portugal, em Janeiro de 2008, criaram o selo personalizado com um bolo típico da Eslovénia, o «Kremna rezina», que depois explicam como se faz, mas chamam em português de «Mil-folhas», quando na realidade mais parece um «Russo». Por último, um sobrescrito comemorativo com dois selos personalizados portugueses, com os dois bolos típicos e com o carimbo - marca de dia de Belém.











Sem comentários:

Enviar um comentário