quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Novidades dos Correios da Islândia

O tema de hoje, são as novidades filatélicas dos Correios da Islândia - Postphil, lançadas no mês de Setembro, e as últimas deste ano, postas a circular neste mês de Novembro. Assinalaram os 50 Anos da Televisão Nacional da Islândia, com um selo auto-adesivo posto a circular no dia 16 de Setembro. É um trabalho de design de Örn Smári Gíslason, e com impressão de Cartor Security Printing, de França. A televisão estatal islandesa, a única a operar no país, está integrada na RÚV - Serviço Nacional de Radiodifusão, com três estações de rádio.

O Ecossistema dos Fundos Marinhos da Islândia, é o tema de uma outra emissão de dois selos auto-adesivos, postos a circular no dia 16 de Setembro. O trabalho gráfico é de Örn Smári Gíslason, baseado em fotografias do Instituto de Recursos Marinhos da Islândia, com impressão no Canadá, por Lowe Martin Group. As imagens mostram a anémona e a estrela de cesta. A natureza terrestre também teve emissão filatélica neste dia, com a série dedicada à vegetação selvagem. São dois selos auto-adesivos desenhados por Kristín Póra Gudbjartsdóttir, e impressão da Cartor Security Printing, de França. São plantas comuns que tanto se podem encontrar em zonas costeiras ou montanhosas, e que florescem na Primavera.

O dia 16 de Setembro marca o 80º aniversário de um dos acidentes marítimos mais trágicos da Islândia, quando o navio francês «Pourquoi-Pas?» se afundou em Mýrar, Borgarfjördur. O comandante do navio era o explorador do Ártico Jean-Baptiste Charcot, e com ele, mais 40 jovens cientistas e pescadores perderam a vida nesse dia. É um bloco filatélico com um selo auto-adesivo, para o correio interno até um quilo, com design de Hany Hadaya, e impressão da Cartor.

No dia 3 deste mês puseram a circular uma emissão de quatro selos, normais (com goma), a sétima emissão da série Arte Islandesa, dedicada à Abstracção Geométrica Pós-Guerra, um movimento artístico que surgiu nos anos 50, levado para a Islândia por pintores e artistas que estiveram a trabalhar em Paris. Os artistas representados são, Karl Kvaran (1924-1989), Nina Tryggvadóttir (1913-1968), Valtýr Pétursson (1919-1988) e Porvaldur Skúlason (1906-1984). Por último, temos a emissão dedicada ao Natal 2016, com esta série de três selos auto-adesivos, que mostram motivos de Natal executados nas roupas de lã, feitas especialmente para esta quadra natalícia. É um trabalho gráfico de Hany Hadaya, com impressão da Cartor. Mostro também as imagens das carteiras anuais de selos e de sobrescritos de primeiro dia, e o nº 2 da «Stamp News», a publicação dos Correios da Islândia.











 

1 comentário:

  1. Thanks for sharing this blog entry from Iceland. It is a beautiful stamp, as are all of the stamps in the article, but, I will always miss the detail and beauty of steel engraved stamps, that are rapidly becoming extinct in favor, and necessity, I expect, of less expensive and less labor intensive forms of printing. Fortunately, there are thousands of stamps that precede this era in printing and my collecting will always defer to them.

    ResponderEliminar