sábado, 26 de novembro de 2016

Publicações recebidas - Novembro - 4

Das publicações filatélicas mensais que recebo, faltava divulgar a «Philatelic Monthly Woopyo» nº 11 de 2016 (610), o órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia do Sul, uma publicação que para além de noticiar as actividades filatélicas coreanas e de outros países da Ásia, apresenta as notícias e novidades mundiais, e artigos de fundo temáticos e de história postal. Dos vários temas apresentados, destaco um artigo sobre Baseball, ilustrado com selos, sobrescritos de primeiro dia, comemorativos e com franquias mecânicas, um outro artigo sobre filatelia chinesa, e outro sobre a Exposição Filatélica Bilateral Coreia - Alemanha, que se realizou este ano.

A capa mostra as duas emissões filatélicas dos Correios da Coreia do Sul deste mês de Novembro, os quatro selos com os "Selos Reais da Dinastia Joseon", com design de Kim, So-jeong, e os dois selos que mostram um pouco da Natureza e Biodiversidade da DMZ - Zona Desmilitarizada, entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, estes com design de Park, Eun-kyung.

Da Bélgica chegou um folheto de divulgação desta novidade da Literatura Filatélica, em francês e inglês, de Thomas Lindekens «A Censura Civil 1940-1945 - Congo Belga e Ruanda-Urundi», com prefácio de Henk Slabbinck, que descreve com pormenor os postos de censura, os carimbos e etiquetas usados, com ilustrações, cores e datas de utilização. É uma obra essencial para a filatelia, e para os coleccionadores que estudam este período e desenvolvem as suas colecções nesta área.

É a primeira edição que foi lançada recentemente, e os leitores interessados em adquiri-la, ou em contactar o autor Thomas Lindekens, podem aceder à ligação que deixei para o e-mail deste autor e filatelista belga.



Sem comentários:

Enviar um comentário