domingo, 4 de dezembro de 2016

Publicações recebidas - Dezembro - 1

Hoje é dia de divulgar as publicações filatélicas que recebo regularmente, e começo pela «Filatelia Lusitana» nº 32 da terceira série, referente a Novembro, o órgão oficial da Federação Portuguesa de Filatelia - APD. O grande destaque desta edição é a «LUBRAPEX 2016 - 50 Anos da Força da Fraternidade Luso-Brasileira», que decorreu em Viana do Castelo, e que aqui é feita uma grande reportagem de Pedro Marçal Vaz Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, que em texto e imagens nos relata pormenorizadamente tudo o que aconteceu neste grande evento filatélico, desde a montagem da exposição, à cerimónia de inauguração e aos actos sociais, as participações e as classificações, as reuniões e o Congresso da FEPA, e a homenagem aos filatelistas que estiveram presentes na primeira Lubrapex e nesta, passados 50 anos.

Apresenta ainda muita informação do associativismo filatélico português, como o 20º Aniversário da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, a 10ª Mostra de Filatelia e Coleccionismo da ARPCA - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Almada, as actividades da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, e outros artigos de muito interesse.

Da Áustria chegou a publicação «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 12 de 2016, o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, sempre com muita informação da vida associativa dos filatelistas austríacos, e das colaborações internacionais que realizam regularmente. Santa Bárbara está em destaque nesta edição, com imagem na capa e artigo no interior da revista, por ser a época que atravessamos este mês, e pelo seu dia de celebração na liturgia católica, no dia 4 de Dezembro, hoje. Como é padroeira de muitas profissões ligadas à construção, foi emitido este selo personalizado que podemos ver na capa.

Outras referências a esta quadra natalícia aparecem mais vezes nesta publicação, como o artigo do Clube Filatélico S. Gabriel, da Áustria, sobre a música e canção mais popular do Natal «Noite Silenciosa - Silent Night», composta pelos austríacos Franz Xaver Gruber, e letra de Joseph Mohr, quando passam quase duzentos anos da sua criação. Destaco ainda um outro artigo sobre as Missões em África, na filatelia, com referência à emissão filatélica portuguesa de 2013 «Missões Católicas em África».


1 comentário:

  1. ¿Qué sellos poseen? yo colec ciono series completas y sellos sin marcar de Fauna, Fauna Marina, Aviones, Fútbol, America Upaep

    ResponderEliminar