quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Publicações recebidas - Dezembro - 4

Como já estamos a chegar ao final do ano, hoje divulgo um misto de publicações filatélicas recebidas neste mês de Dezembro, do associativismo filatélico e da área comercial. E as duas primeiras são publicações regulares de Federações Filatélicas, como o «Le Moniteur du Collectionneur» nº 5 de 2016, o órgão oficial da Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg (FSPL), com muita informação das associações e círculos de coleccionadores. Em destaque estão, entre outros artigos, o «Dia do Selo», que se comemorou em Dudelange, em Outubro, em conjunto com o 95º Aniversário do Cercle Phila Dudelange, e a «Soirée du Timbre 2016», que aconteceu no dia 25 de Outubro, no "Centre de Loisirs", em Oberanven, e que juntou muitos filatelistas e colaboradores dos Correios do Luxemburgo.

Da Coreia do Sul chegou o «Philatelic Monthly Woopyo» nº 12 de 2016 (611), deste órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia do Sul, com esta bonita capa que nos relembra que estamos no Inverno, neste Hemisfério Norte, e que mostra também que o próximo símbolo do Zodíaco Chinês, é o Ano do Galo, nesta emissão de dois selos dos Correios da Coreia do Sul, posta a circular no dia 1 de Dezembro. A filatelia do tema «Natal» também está presente nesta edição, assim como a aerofilatelia, o baseball, a «PHILATAIPEI 2016», e outros artigos e informações de grande interesse.

Da área comercial chegou esta publicação regular de J. Barefoot Ltd., de York, na Inglaterra, a «Collections» referente ao mês de Dezembro, uma lista de preços de selos e peças filatélicas de muitos países, onde podemos encontrar séries, selos individuais e colecções desde a Albânia até à Jugoslávia. De Portugal apresenta alguns bons lotes clássicos desde meados do século XIX a meados do século XX, e bons lotes de Angola, Moçambique e Timor dos anos 40. Outros países em destaque são a Albânia, a China, a Índia e a Rússia. Acedam ao site desta Casa Filatélica Inglesa, e vão poder ver muitas outras peças e colecções filatélicas, e edições especializadas da literatura filatélica lançadas por John Barefoot.

Outra publicação inglesa é a «Insider - Spink» nº 26, referente ao Inverno de 2016/2017, uma edição da Casa Leiloeira Spink - London 1666, com escritórios nos Estados Unidos, na Suíça, em Hong Kong e Singapura, e agora também com as edições Maury de selos de França. Esta publicação apresenta de uma forma muito completa as grandes colecções que vão à praça nas suas vendas, tanto de filatelia como de numismática, passando pelas notas, medalhas, colecções de acções e títulos da bolsa, autógrafos e vinhos. A capa mostra o tema da colecção de medalhas, de um texto de Peter Duckers «Nascer do Sol no Leste - A novidade das primeiras medalhas de guerra».

A Casa Filatélica Primus, com escritórios na Alemanha e na Áustria, apresenta regularmente estas listas de preços e de campanhas, que já tenho divulgado mais vezes. Desta vez são preçários dedicados ao Natal, com muitas moedas de colecção e muita filatelia de todo o mundo. Mas podem encontrar também relógios antigos, joalharia, caixas em prata, miniaturas de modelos de carros de colecção e muito mais, assim como materiais e acessórios para o coleccionismo, classificadores, álbuns e expositores de moedas. Entrem no site e descubram este mundo das colecções. Vão encontrar peças interessantes das vossas faltas.






 

Sem comentários:

Enviar um comentário