quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Sobrescritos de Primeiro Dia Franceses

Eu já estou abrir as Prendas de Natal, e estas vieram de França, do amigo André Feller, Presidente da Associação "Les Épicuriens de la Philatélie", a Secção Francesa da Associazione Filatelica Numismatica Falconara, de Itália. São sobrescritos de primeiro dia de várias emissões francesas deste ano, e autografados pelos designers e gravadores dos selos e dos carimbos de primeiro dia. Agora digam lá se não são boas Prendas de Natal.

E o primeiro é um Postal Máximo do «3º Salon Toutes Collections», do Club Philatélique et Toutes Collections d'Épernon et Environs (CPTCEE), com selo personalizado e carimbo comemorativo, tudo com trabalho artístico de Roland Irolla. O selo comemorativo do 100º Aniversário do Nascimento de François Mitterrand (1916-1996), lançado em 26 de Outubro, foi desenhado e gravado em talhe-doce por Yves Beaujard, e o carimbo de primeiro dia, com trabalho artístico de Sophie Beaujard, foi aposto em Jarnac, onde se situa o Musée Donation François Mitterrand. A seguir vem o sobrescrito de primeiro dia do 70º Salão Filatélico do Outono, de Paris, com o selo comemorativo dos 140 Anos do Selo Tipo "Sage", com trabalho de gravação de Elsa Catelin.

O 50º Aniversário da Morte de Edmond Locard (1877-1966), o fundador do primeiro laboratório da polícia científica, em Lyon, em 1910, foi assinalado com este selo que apresenta um trabalho artístico e de gravação de Claude Andréotto, baseado num desenho de André Dunoyer de Segonzac. A emissão de um selo que assinala a realização do 36º Salão Filatélico da Primavera, em Belfort, é um trabalho artístico e de gravação de Line Filhon, sendo o carimbo de primeiro dia, de Mathilde Laurent.

De Saint-Pierre-et-Miquelon temos o selo que foi emitido a 9 de Setembro, sobre a Irmã Pierre Fontaine (1923-2012), um trabalho artístico de Patrick Derible e gravação de Yves Beaujard, e o selo comemorativo do "Farol - Pointe Plate", posto a circular no dia 7 de Outubro com design de Joël Lemaine, e gravação de Elsa Catelin. Mas também chegou o sobrescrito de primeiro dia das TAAF - Terres Australes et Antarctiques Françaises, da emissão comemorativa da "Paris Philex 2016", de 19 de Maio deste ano. E por último, mostro o sobrescrito que transportou algumas destas peças, com a emissão conjunta França-Portugal, que mostra a Rue Royale, em Paris, e o Arco da Rua Augusta, em Lisboa, um trabalho artístico de Yves Beaujard. Podemos ver também a vinheta dos "Les Épicuriens de la Philatélie". Foi uma boa oferta. Merci André Feller.









Sem comentários:

Enviar um comentário