quinta-feira, 31 de março de 2016

Os Pirilampos da Nova Zelândia

Os Correios da Nova Zelândia - New Zealand Post , lançaram no dia 2 de Março uma série de selos dedicada à beleza que é a luminosidade dos Pirilampos, com uma tecnologia de impressão que faz com que os selos brilhem no escuro. Basta que os exponham à luz solar, e em seguida levá-los para um espaço escuro, e a magia acontece, parecendo pirilampos reais.

É uma série de quatro selos com goma normal, e um selo auto-adesivo com a mesma imagem do selo de $2,00, havendo ainda a edição de uma folha miniatura com os quatro selos, dois sobrescritos de primeiro dia, uma carteira com dez selos auto-adesivos, um pack de apresentação, e uma carteira de luxo de edição limitada com toda a emissão. É um trabalho fotográfico da série «Luminosidade» de Joseph Michael, da Nova Zelândia. O design da emissão é de Hannah Stancliffe-White, de New Zealand Post, e a impressão é de Southern Colour Print.

Este trabalho fotográfico foi realizado em várias grutas do Norte da ilha, com técnicas de exposição longa para conseguir captar estas luminosidades destes seres tão pequenos. Os selos mostram as imagens captadas nessas grutas.



quarta-feira, 30 de março de 2016

Novidades dos Correios da Dinamarca

Amanhã, dia 31 de Março, é o primeiro dia de circulação de novas emissões filatélicas dos Correios da Dinamarca - PostNord. E começo com esta emissão de cinco selos auto-adesivos, dedicada a «Desportos Populares», que são praticados por muitos milhares de adeptos em todo o país. É a meia-maratona de Lillebaelt, a prova de ciclismo de Fyen, ou as corridas de bicicletas todo-o-terreno e a natação em Christiansborg. O trabalho artístico é de Postnord Stamps/Ditte Rosenorn Holm e Ella Clausen, e com desenhos de Bertil Skov Jorgensen. A emissão é apresentada em carteira com duas séries.

Animais da Quinta, é o tema de uma outra emissão de cinco selos auto-adesivos, com trabalho artístico de Postnord Stamps/Jakob Monefeldt e desenhos de Martin Mörck. São animais de várias espécies e regiões da Dinamarca, como o cavalo de Oldenburg, a vaca Red Holstein, o coelho Satin, o carneiro Shropshire e a raça da galinha Wyandotte. Quanto à emissão «Europa 2016» tem o tema e desenho comum a todos os países, é «Pensa Verde», um desenho da autoria de Doxia Sergidou, dos Correios de Chipre. Esta emissão é apresentada em bloco filatélico com trabalho artístico de Postnord Stamps/Jakob Monefeldt e Ella Clausen, e desenhos de Martin Mörck.

Há ainda estes dois selos auto-adesivos, que representam duas importantes figuras públicas dinamarquesas, numa série que desde o ano 2007 tem vindo a homenagear gente que marcou a vida cultural e empresarial da Dinamarca. Nesta emissão «Grandes Dinamarqueses», é homenageado Maersk Mc-Kinney Moller (1913-2012), um dos mais importantes nomes da indústria naval, e Jorn Utzon (1918-2008), o arquitecto dinamarquês responsável pelo projecto da Ópera de Sydney. O trabalho de design é de Postnord Stamps/Jakob Monefeldt, e a gravação é de Martin Mörck. O processo de impressão é em talhe-doce/offset.









terça-feira, 29 de março de 2016

Leilões Filatélicos de Março - 6

Quase a terminar este mês de Março, ainda há tempo e espaço para divulgar este excelente catálogo que chegou agora. Eu já tinha deixado uma ligação ao site desta Casa Leiloeira de Sevilha, no dia 19 de Março, do Leilão nº 49 de Subastas Sevilla - Once Limado S.L., de Espanha, que se realiza no dia 31 de Março, com mil setecentos e vinte um lotes para venda.

É um catálogo de grande qualidade e muito ilustrado, apresentando com muito pormenor os detalhes técnicos de cada lote, e para além da filatelia contém numismática, notafilia e outros lotes de coleccionismo, como postais, documentos, vinhetas, bilhetes de lotaria e rótulos de vinhos. Vejam, que está muito interessante. É um leilão essencialmente da filatelia espanhola, desde a pré-filatelia até finais do século passado e algumas peças destes últimos anos, apresentando também colónias, alguns lotes do estrangeiro e colecções temáticas de grande qualidade e valor. Deixo aqui as imagens da capa e contracapa deste excelente catálogo, com estas peças raras. Vejam todas as outras acedendo ao site desta casa leiloeira.

Outros leilões que acontecem nos próximos dias:

- Fritz Rudolf Künker - Numismática

- BBA Th. Weiser Nachf.

- Paradise Valley

- AB Philea 


segunda-feira, 28 de março de 2016

Sarah Lois Vaughan

Uma das maiores cantoras do século passado, dos Estados Unidos da América, Sarah Vaughan (1924-1990), é recordada agora na emissão de um selo que será lançado amanhã pelos Correios dos Estado Unidos, dia 29 de Março, numa cerimónia muito interessante e inédita, a cerimónia de primeiro dia de emissão no Sarah Vaughan Concert Hall, em Newark Symphony Hall, com entrada livre para o público em geral.

Serão, por certo, recordadas muitas das músicas que esta grande cantora de jazz, blues e bebop interpretou ao longo da sua vida, e acompanhada de grandes nomes do jazz americano como Dizzy Gillespie, Earl Hines, Charlie Parker, Miles Davis e muitos outros que nos deram, e continuam a dar nas suas gravações, grandes momentos de música. Sarah Lois Vaughan nasceu a 27 de Março de 1924, em Newark, Nova Jersey, e será recordada e homenageada com esta emissão filatélica na sua terra natal. O trabalho artístico deste selo é de Bart Forbes, e a direcção de arte é de Ethel Kessler.


domingo, 27 de março de 2016

Feliz Páscoa 2016

Estamos a celebrar mais esta festa religiosa, das várias que acontecem ao longo do ano, e a filatelia está presente com estas emissões que nos recordam tradições, ou que nos levam a contactar amigos e familiares, enviando saudações nos temas que escolhemos para selar as missivas. E todos os anos aparecem novas emissões de selos para assinalar estas datas e festividades, como estes que apresento hoje, que nos mostram uma forma tradicional de festejar a Páscoa, com ovos coloridos e artisticamente decorados.

É uma emissão dos Correios da Polónia, posta a circular no dia 3 de Março, com trabalho artístico de Agnieszka Sancewicz, num processo de impressão por rotogravura em papel fluorescente. São três selos com as tiragens de vários milhões e sem limite para o selo de 2 zloty, doze milhões de exemplares para o selo de 2,50 zl., e para o selo de 6 zloty uma tiragem de dois milhões de exemplares. A emissão apresenta estes bonitos sobrescritos de primeiro dia. E com estas imagens desejo uma Boa Páscoa para todos.



sábado, 26 de março de 2016

Os Primeiros Leilões de Abril

Chegou a hora de divulgar os primeiros leilões filatélicos do mês de Abril, e aqui está um leilão por correio de Sandafayre, de Cheshire, no Reino Unido, o «Sandafayre's Kwik-Bid Sale nº 4252», no dia 5, com três mil oitocentos e setenta e sete lotes, e com este excelente catálogo que mostro a capa e contracapa. Nelas podemos ver alguns dos muitos milhares de selos e peças filatélicas que estarão à venda neste dia, e alguns selos dos muitos lotes da filatelia portuguesa e das ex-colónias que apresentam neste leilão.

Vamos encontrar muitas colecções temáticas e por países, grandes acumulações de selos em álbuns e caixas, muitos lotes da Grã-Bretanha e Commonwealth, e também postais e outros objectos coleccionáveis. Vejam e participem nestes importantes leilões filatélicos que divulgo nestas páginas.

Da Nova Zelândia chegou este excelente catálogo de Mowbray Collectables, de Wellington, o Leilão Postal de Filatelia nº 475, no dia 12 de Abril, com três mil setecentos e cinquenta lotes para venda. Desde que criei esta página de filatelia, em 2013, temos acompanhado os leilões desta Casa Filatélica da Nova Zelândia, que completou no ano passado os cinquenta anos de fundação. São sempre importantes vendas com muitos milhares de selos e peças filatélicas de todo o mundo, que devem seguir na ligação ao site que deixei no texto.

Como é habitual, vamos encontrar cerca de quinhentos lotes de colecções e acumulações de todo o mundo e temáticas, assim como lotes de postais, literatura filatélica e história postal da Nova Zelândia, também com muitas e interessantes peças para venda. A seguir apresentam toda a filatelia da Nova Zelândia, muitos lotes da Austrália, das Ilhas do Pacífico, da Filatelia Polar e do estrangeiro. Vejam e participem.

O último catálogo que mostro aqui, é uma novidade nesta nossa página, um excelente catálogo muito ilustrado do 19º Leilão Internacional de Filatelia e 1º Leilão por Internet de Walter Fuerst Philately, de Murten, na Suíça. Este leilão realizou-se no dia 23 de Março, mas tem os lotes não vendidos, para venda até dia 9 de Abril. É só consultarem no site desta Casa Filatélica da Suíça, os lotes ainda disponíveis. Aproveitem que é uma excelente venda.

Eram trezentos e oitenta lotes no início, agora serão menos, mas de grande qualidade e raridade. O grande destaque é para a filatelia da Suíça, desde a pré-filatelia até meados do século passado, mas também para a Áustria, a Alemanha, Itália e outros países europeus, assim como outros países do resto do mundo, os Estados Unidos da América, o correio aéreo e por Zeppelin. Foi uma agradável surpresa este novo catálogo que chegou para divulgar. Agora é preciso que venham mais. Vejam e participem nesta importante venda.

Outros leilões que podem seguir nos próximos dias:

- Continental Subastas - Barcelona

- Clube Filatélico do Brasil

- Regency Superior - Saint Louis Stamp Expo 

- Antonio Torres 

- Philatino






sexta-feira, 25 de março de 2016

Publicações recebidas - Março - 3

Hoje são só publicações de Federações Filatélicas, que trago para divulgar. E do Luxemburgo chegou o «Le Moniteur du Collectionneur» nº 1 de 2016, órgão oficial da Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg (FSPL), com muita informação das actividades das associações federadas, e dos apoios que recebem da Federação Luxemburguesa e da Administração Postal. Destaco ainda a reportagem sobre a recepção de Ano Novo no "Foyer de la Philatélie", um artigo de história postal de Louise  Nilles, do Cercle Philatélique Dudelange, sobre «O Conde Neipperg, três gerações», e o suplemento do Museu Postal do Luxemburgo - PostMusee, dedicado ao atelier gratuito para as crianças das escolas, sobre a filatelia e como coleccionar selos.

A publicação mensal «Filatelista», órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, traz a Páscoa na sua capa, o nº 3 de 2016 (1121). É uma revista que apresenta sempre muito bons artigos de filatelia temática e história postal, que tenho vindo a destacar nas últimas publicações, como o dos «Prémios Nobel da Literatura 1901-2014», de Jerzy Bielawski, e que nesta sexta parte que divulga este mês, apresenta os laureados de 1951 a 1959, com boas imagens dos selos emitidos em vários países. Ainda um outro tema que tem sido desenvolvido em todas as publicações, na rubrica dedicada à Filatelia Polar da autoria de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, e que nestes últimos números têm feito referência a navegadores portugueses que tocaram o Pólo Sul. Ainda muita informação das actividades dos filatelistas polacos, e uma boa secção de novidades mundiais com muitas imagens.

Da Federação Filatélica da Coreia do Sul, recebemos regularmente o seu órgão oficial, «Philatelic Monthly Woopyo», este número 3 de 2016 (602), com esta bonita capa que mostra duas novidades dos Correios da Coreia - Korea Post, uma sobre animais em risco de extinção, e uma outra dedicada à Paz, com desenhos de crianças das escolas, num concurso internacional, emissões postas a circular nos dias 15 e 24 deste mês, respectivamente. Apresenta muita informação das actividades filatélicas da Ásia, artigos temáticos e de história postal, informação sobre os novos catálogos internacionais, os planos de emissões para este ano de muitos países, o tema do «Golfe» na filatelia, e muitos outros artigos de grande qualidade.





quinta-feira, 24 de março de 2016

Jesuítas, Construtores da Globalização

No dia 18 de Março, os CTT - Correios de Portugal lançaram uma emissão filatélica dedicada aos «Jesuítas, construtores da globalização». É uma emissão de quatro selos e um bloco filatélico, com trabalho gráfico de Design&etc, e impressão de BPOST, da Bélgica.

A Companhia de Jesus foi fundada em 1534 por Inácio de Loyola, chegando a Portugal no ano de 1540, ano em que foi reconhecida por bula papal. Para além do seu trabalho missionário em todo o mundo, criaram uma importante rede de instituições de ensino, onde se destaca um dos primeiros colégios que fundaram em Lisboa, o Colégio de Santo Antão-Velho, Convento do Coleginho. Seguiram-se outras importantes obras para o ensino em Portugal, como a Universidade de Évora, e o Colégio de Santo Antão-Novo, hoje o Hospital de São José, em Lisboa.

Os selos representam: São Francisco Xavier (1506-1552), o mais importante missionário no Oriente, especialmente na Índia e no Japão, no selo de €0,47; São João de Brito (1647-1693), um missionário português e mártir, no selo de €0,58; no selo com o valor facial de €0,75, o Padre Manuel Antunes (1918-1985), Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e director da revista «Brotéria»; e no selo de €0,80, o Padre Luís Archer (1926-2011), Professor da Universidade Nova de Lisboa, e igualmente director da revista «Brotéria». Quanto ao bloco filatélico, com um selo de valor facial de €2,00, mostra o Padre António Vieira (1608-1697), um dos mais importantes missionários e oradores da Companhia de Jesus em terras brasileiras.



quarta-feira, 23 de março de 2016

Noticiário de Marcofilia - Março - 4

Novas marcas postais comemorativas e de primeiro dia vão ser lançadas pelos CTT - Correios de Portugal, e que são o meu destaque de hoje. O carimbo comemorativo dos 30 Anos da Associação de Professores de Matemática, vai ter a edição de um Inteiro Postal com a taxa de N20gr., alusivo ao mesmo tema do carimbo. Os outros carimbos são de emissões filatélicas que vão ser postas a circular nos primeiros dias de Abril, a nova série de etiquetas para máquinas de venda automática, que assinala os 75 Anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e a emissão da Ilha da Madeira sobre o Natal e a Passagem de Ano.

Estes carimbos serão apostos nas correspondências apresentadas para o efeito, nos locais e datas que indico aqui:



terça-feira, 22 de março de 2016

Novidades dos Correios da Islândia

Os Correios da Islândia, puseram a circular no dia 18 de Fevereiro, as primeiras cinco emissões filatélicas deste ano, que trago hoje para vos mostrar. Estão a comemorar os cem anos de existência da Federação Islandesa de Sindicatos (ASI), a organização geral dos trabalhadores fundada em 1916, numa reunião realizada a 12 de Março desse ano em Reykjavik, com vinte representantes de sete sindicatos. O design deste selo é de Tryggvi T. Tryggvason, e a impressão é da Cartor Security Printing, de França.

Outra comemoração que passa este ano, são os 150 Anos da Cidade de Ísafjördur, uma localidade fundada no século dezoito com o nome de Skutulsfjördur, e que em 1866 passou a designar-se Ísafjördur, uma das maiores cidades do país nas últimas décadas do século dezanove. É um selo auto-adesivo que apresenta um trabalho artístico de Elsa Nielsen. A Sociedade Literária Islandesa está assinalar o 200º Aniversário, e os Correios da Islândia emitiram um selo auto-adesivo, com o valor facial de correio normal até 50g para o serviço nacional, com design de Hlynur Ólafsson. Esta Sociedade Literária é a editora mais antiga da Islândia, ainda hoje a trabalhar na divulgação da cultura e da história deste país.

A Cozinha Nórdica é um outro tema que este ano vai aparecer nos selos postais dos países do Norte da Europa. E aqui está este selo que nos mostra produtos frescos e não poluídos da tradição culinária da Islândia, como a carne, os legumes frescos e sazonais, e o peixe fresco que nesta região é muito abundante. O trabalho artístico é de Oscar Bjarnason.

A última emissão deste grupo, também lançada pelos Correios da Islândia no dia 18 de Fevereiro, é a sétima série dedicada ao Design Contemporâneo da Islândia, e que desta vez representa peças em cerâmica. Os artistas representados são: Ólöf Erla Bjarnadóttir, no selo de B50g, para o correio nacional; Gudbjörg Káradóttir e Ólöf Jakobína Ernudóttir, que formaram a equipa «Postulina», que desenhou o serviço de jantar «Jökla», no selo de 50g para a Europa; Hanna Dis Whitehead, que criou esta obra de arte com o título «Samtal», no selo de 500g para o correio nacional; e uma panela de barro, no selo de 100g para fora da Europa, criada pela equipa de design Bordid. O trabalho gráfico destes selos auto-adesivos, foi de Örn Smarí Gíslason, e a impressão de Cartor Security Printing, de França, que também executou as outras emissões que divulgo hoje.





segunda-feira, 21 de março de 2016

Emissões Filatélicas do Vaticano

No dia 1 de Fevereiro o Ufficio Filatelico Numismatico - Governatorato - Città del Vaticano, fez o lançamento de novas emissões filatélicas, que trago hoje para mostrar. Há a emissão «Pontificado do Papa Francisco MMXVI - Jubileu da Misericórdia», numa série de quatro selos e uma folha/bloco com a série. Mostra quatro momentos registados em 2015, em homilias e audiências. A impressão foi de Cartor Security Printing, de França. Ainda para assinalar o Jubileu da Misericórdia, lançaram estes dois selos desenhados por Stefano Morri, que representam os temas de "dar de comer a quem tem fome", e "de beber a quem tem sede", juntando fraternalmente as religiões.

Outra emissão de dois selos, assinala a realização do 51º Congresso Eucarístico Internacional, que se realiza na cidade de Cebu, nas Filipinas. A artista Gabriella Titotto representou a imagem do Menino Jesus, do século XVI, conservada na Basílica menor de Cebu, e no selo de um euro a Catedral de Cebu, com os símbolos do congresso e do Património Cultural das Filipinas. Esta emissão foi impressa pela Printex, de Malta. A emissão comemorativa da Páscoa 2016, é composta de dois selos apresentados em folha miniatura com duas séries, e que mostram detalhes de vitrais da Igreja Paroquial de Santa Ângela de Merici, de Milão, obra do artista italo-húngaro Janos Hajnal (1913-2010). A impressão é de BDT, da Irlanda.

Lançaram ainda uma carteira com a emissão do Ano do Jubileu da Misericórdia, que contém a folha/bloco que divulguei aqui, e o sétimo e oitavo sobrescritos oficiais com os selos e carimbos de primeiro dia. Há também a edição de um sobrescrito inteiro desenhado por Patrizio Daniele, comemorativo do Ano do Jubileu, com selo impresso de €3,00, e com a imagem do símbolo oficial.







domingo, 20 de março de 2016

Publicações recebidas - Março - 2

Esta nossa secção de hoje, que trago para divulgar as publicações recebidas, é dedicada a listas de preços de casas filatélicas, e a publicações de Administrações Postais. A Casa Filatélica de Inglaterra J. Barefoot Ltd, de York, apresenta esta Lista de Preços que mostro a capa, dedicada a colecções, e que foi editada no mês de Fevereiro de 2016, com cento e setenta e oito lotes de séries, colecções e acumulações da Europa e muitos outros países do mundo.

Esta venda, que podem ver na ligação que deixei para o site desta casa filatélica inglesa, inclui bons lotes dos anos 40 e 50 da China, assim como de Portugal e colónias, com muitos selos novos e usados do século XIX até meados do século XX. A imagem da capa deste catálogo/lista de preços de J. Barefoot Ltd, mostra uma gravura de Albrecht Dürer alterada, para dar ideia que São Jerónimo está a coleccionar selos.

A outra Lista de Preços que mostro hoje, chegou nestes últimos dias de Zanaria - Filatelici in Milano, de Itália, e que é o Preçário para 2016, com toda a filatelia italiana e preços para selos novos e usados. Tem valores desde as primeiras emissões dos Antigos Estados Italianos, até às mais recentes, e também por anos completos até às emissões de 2015. Na ligação que deixei ao site desta Casa Filatélica Italiana, vão descobrir todo este catálogo disponível online, e com as condições gerais de venda.

Apresenta também algumas obras de Literatura Filatélica, álbuns para selos com edição própria, colecções completas e por temas de Itália e Vaticano, e selos de Trieste, San Marino, Vaticano e colónias. O site de Zanaria mostra outras peças filatélicas que não estão neste preçário, como sobrescritos circulados e outros documentos filatélicos de grande interesse.

Dos Correios do Canadá, recebi a revista «Details» nº 2, referente a Março e Abril de 2016, com as últimas novidades filatélicas e numismáticas. A bonita capa representa a emissão de dois selos posta a circular no dia 1 de Março, e que mostra duas espécies da planta «Hydrangea» (Hortênsias), que também se podem encontrar no Canadá. Esta emissão tem design de Sputnik Design Partners Inc., e ilustração de Marie-Élaine Cusson, que se inspirou nos tradicionais desenhos botânicos para criar estas imagens com detalhes tão reais e cores muito bonitas.

Esta publicação apresenta ainda outros produtos à venda nos Correios do Canadá, como os selos personalizados, os catálogos especializados de selos e FDC do Canadá, as moedas e medalhas.

Os CTT - Correios de Portugal editam a publicação institucional «APOSTA+», e esta é o nº 145, referente a Fevereiro. Um dos destaques é o Banco CTT, que está prestes a entrar em funcionamento. Quanto à capa desta publicação, mostra o novo design da sinalética para os produtos de correio. A filatelia também tem o seu espaço nesta revista, e desta vez apresenta um artigo sobre a última edição do Clube do Colecionador dos Correios, a obra «Catedrais de Portugal», com autoria de António Saraiva, e design de Folk Design. Este livro temático contém os 26 selos das emissões «Rotas das Catedrais», que foram lançadas de 2012 a 2014.