sexta-feira, 31 de março de 2017

Cultura Tradicional Chinesa

Os Correios de Macau puseram a circular no dia 1 de Março, uma série de três selos dedicada à «Cultura Tradicional  Chinesa», com os valores faciais de 2, 3 e 5,50 patacas, desenhados por Sou Farong, e impressos por Joh. Enschedé Security Print, da Holanda. Os selos representam os ensinamentos "Ru", o Confucionismo, "Shi", o Budismo, e "Tao", o Taoismo.

Do texto de apresentação da emissão, da autoria de Chio Ieong, e com tradução de André das Dores Cordeiro, transcrevo o parágrafo: "As filosofias e religiões na China estiveram sempre em harmonia. Na cultura tradicional chinesa, houve sempre a tendência para conjugar os três ensinamentos, tendo como base a piedade filial, a fidelidade, respeito, sinceridade, humildade e paz: "Normas para ser um bom aluno e filho" (Confucionismo), "Dez boas obras" (Budismo), e "Tratado de Lao Tsé sobre a resposta do Tao" (Taoismo). Os traços e o fundamento da cultura tradicional chinesa, a cultura chinesa ao longo de milhares de anos, foram alicerçados nestas correntes de pensamento".

Esta é mais uma emissão dos Correios de Macau, que nos mostra a cultura destes povos e com trabalhos artísticos muito bons.


Sem comentários:

Enviar um comentário