segunda-feira, 13 de março de 2017

Emissões de Selos do Vaticano

Em Fevereiro foram lançadas novas emissões de selos pelo Ufficio Filatelico e Numismatico - Governatorato Cità del Vaticano, com primeiro dia de emissão a 10 de Fevereiro. São estas quatro emissões de selos e a edição de um sobrescrito inteiro postal, que vos mostro hoje nesta página. E o primeiro selo é comemorativo dos «600 Anos da Diocese de Samogícia», na Lituânia, uma decisão do Concílio de Constança. Esta é uma emissão conjunta com os Correios da Lituânia, de um selo apresentado em folha miniatura com quatro exemplares, com trabalho artístico de Vaclovas Butrimas, e impressão de Vaba Maa, da Estónia. O selo mostra duas figuras importantes para a criação desta Diocese, o Grão-Duque Vytautas e o Bispo Motiejus.

Outros aniversários que se assinalam este ano, são os «350 Anos da Morte do Papa Alexandre VII», e do arquitecto italiano «Francesco Borromini». Os selos, com trabalho artístico de Marco Ventura, mostram o Papa Alexandre VII e uma vista da colunata da Praça de S. Pedro, mandada construir por ele a Gianlorenzo Bernini, e no outro selo, com o valor facial de €1,00, o arquitecto Borromini, a cúpula e o desenho da Igreja de Santo Ivo em la Sapienza, de Roma. A impressão é de Printex, de Malta.

A «Páscoa de 2017», é o tema da emissão de um selo e um bloco filatélico, que mostram a imagem da "Ressurreição", na tapeçaria de manufactura flamenga do artista Pieter van Aelst, segundo um desenho da Escola de Rafael, peça que se encontra na Galeria de Tapeçarias dos Museus do Vaticano. É um trabalho de impressão de Cartor Security Printing, de França. A série do «Pontificado do Papa Francisco - Anno MMXVII», são estes quatro selos que mostram imagens obtidas em várias ocasiões dos anos do pontificado, uma emissão que é lançada todos os anos com novas imagens. A impressão é de Lowe-Martin Group, do Canadá.

Por último, lançaram o sobrescrito oficial de 2017, um sobrescrito inteiro postal com a imagem em perfil do Papa Francisco, e o selo impresso com o escudo do seu pontificado. É um trabalho artístico de Marco Ventura.






Sem comentários:

Enviar um comentário