segunda-feira, 17 de abril de 2017

Literatura Filatélica - Abril - I

Aqui estão alguns livros e publicações de literatura filatélica, cujas informações chegaram ao meu conhecimento para divulgar nesta rubrica. E começo por este Catálogo Temático de Xadrez «Catálogo de sellos y matasellos de Ajedrez - año 2016», da autoria de Remi Ferre Soler, de Espanha, que apresenta as peças emitidas deste tema em 2016, imagens de selos, sobrescritos com carimbos de primeiro dia e comemorativos, e com alguns detalhes técnicos, como as datas e especificações das emissões. É um excelente catálogo para os filatelistas coleccionadores deste tema, mas também para todos os outros, e em todo o mundo. O autor, Remi Ferre, não incluiu nesta obra as emissões abusivas e não autorizadas pela UPU. O pedido pode ser feito para o e-mail do autor, que deixo aqui.

A seguir mostro a imagem da capa do «Catalogue de cotation des timbres de Saint-Pierre-et-Miquelon (Les classiques 1885-1908)», da autoria de Jean-Jacques Tillard, de St-Pierre & Miquelon. É uma importante obra para o conhecimento desta área da filatelia, com muita informação sobre os selos, as emissões, as variedades, os erros e anomalias, os carimbos usados, e as quantidades emitidas e circuladas. É um catálogo de 128 páginas coloridas, no formato A5, apresentando em cada página um selo, sendo por isso de grande qualidade. Os pedidos podem ser feitos para o e-mail de Jean-Jacques Tillard, autor que estuda estes selos e emissões há mais de 35 anos.

De Guy Dutau (FRPSL), autor francês de Toulouse, foi lançado o livro «La Désinfection du Courrier en France et dans les Pays Occupés - Histoire, règlements, lazarets, pratiques», um estudo sobre a desinfecção do correio em ocasiões de grandes epidemias e terrorismo biológico, como a peste, a cólera, a febre amarela, a tuberculose, o tifo e outras doenças. Cada capítulo é ilustrado com cartas, imagens de peças filatélicas, textos, avisos sanitários, documentos militares, jornais da época, textos legislativos e outros documentos. Esta obra pode ser pedida para o autor, Guy Dutau, que é membro da Académie de Philatélie, da Académie Européenne de Philatélie, membro correspondente estrangeiro da Académie de Philatélie de Belgique, e Fellow Royal Philatelic Society London.




Sem comentários:

Enviar um comentário