domingo, 2 de abril de 2017

Novidades dos Correios da Croácia

As emissões filatélicas que foram lançadas desde Janeiro até agora, pelos Correios da Croácia - Hrvatska Posta, são o destaque desta nossa página de notícias diárias da filatelia. E vou seguir a ordem cronológica, com a emissão posta a circular no dia 23 de Janeiro, dedicada ao «Grifo eurasiático», numa cooperação com o WWF - Fundo Mundial para a Vida Selvagem. É uma espécie em perigo de extinção, com uma população na Croácia inferior a cem casais. É um trabalho artístico de Borut Bencina, com fotografias de Hrvoje Grgic, ambos de Zagreb.

No dia 3 de Fevereiro lançaram este selo em forma de coração, dedicado ao «Dia dos Namorados», e a imaginação fez com que a autora deste desenho, Katarina Loncar, pintasse uma mola de roupa representando um casal de namorados. Uma boa forma de representar o amor, com um beijo "daqueles". Ainda no dia 20 de Fevereiro, puseram a circular esta série de quatro selos, dedicada ao «Mundo das Crianças - Animais de estimação», com trabalho artístico de Lidija Novosel e Adam Peter Maguire, designers de Zagreb. E os animais representados são o camaleão, a iguana verde, a serpente tricolor e a tartaruga.

Esta Administração Postal tem dedicado várias emissões filatélicas aos costumes e etnografia do seu povo, e no passado dia 14 de Março lançou esta emissão de quatro selos, dedicada ao «Património Etnográfico Croata 2017», com trabalho artístico de Orsat Frankovic. Podemos ver têxteis e adornos do artesanato croata de várias regiões, como: o de Zlarin, uma pequena ilha do Arquipélago de Sibenik; o bordado da aldeia de Koprivnicki Ivanec, da região de Podravina, numa fotografia dos arquivos DIF; um fragmento de bordado da região de Konavle, onde as mulheres continuam a usar trajes típicos da região e nacionais; e peças de tecelagem da região de Istria. Estes três selos têm fotografia de Ivo Pervan, de Split.

O dia 21 de Março foi declarado pela UNESCO, em 1999, o «Dia Mundial da Poesia», e os Correios da Croácia lançaram este selo corporativo com uma vinheta "Julius Meinl", uma marca que inspirou poetas desde 1862, com o projecto "Pague um café com um poema", que substitui o dinheiro por uma moeda mais valiosa, as emoções expressas através da poesia. É um trabalho gráfico de Ivona Dogic Duric. Ainda no dia 21, lançaram esta série de três selos dedicada à «Fauna Croata - Morcegos», num trabalho de design de Ana Zaja Petrak e Mario Petrak, de Zagreb. E as espécies são "Bastão de ferradura de Blasius", o "Morcego do Mediterrâneo", e o "Morcego de Geoffroy". Aqui ficam as imagens muito bonitas destes selos que podem entrar em várias temáticas.






Sem comentários:

Enviar um comentário