terça-feira, 11 de abril de 2017

Publicações recebidas - Abril - I

Mais duas excelentes publicações da filatelia brasileira que chegaram este mês, e que trago hoje para divulgar, deixando as habituais ligações aos sites, para que também vocês as possam seguir. A «FILACAP» nº 190, é o órgão oficial  da Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista, dirigida por José Maurício do Prado, e dedicada à divulgação do coleccionismo da filatelia, mas também abrangendo a numismática, os postais e outros tipos de colecções.

Esta publicação é referente ao mês de Fevereiro de 2017, assinalando na sua capa o Centenário da Fundação do Lions Clubs International, um artigo de Reinaldo Jacob, mas com outro artigo do mesmo tema, de Antonio Carlos Fernandes "Centenário do Lions Clube Internacional". Outros artigos de grande interesse que destaco aqui, a "Maximafilia de A a Z - Parte 5", de Agnaldo de Souza Gabriel, "Os Selos da Ilha Herm", de Roberto Antonio Aniche, "5000 réis Santos Dumont - A última prata circulante no Brasil...", de Bruno Diniz - Numismata, e as Novidades Filatélicas do Brasil e do Mundo, entre outros que completam esta edição. Vejam também as publicações digitais.

A publicação «Rio Grande Filatélico», é o órgão oficial da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, no Brasil, e este é o número 76, referente aos meses de Janeiro a Março, editado por Henrique Bunselmeyer Ferreira, a quem agradeço mais este excelente exemplar recebido. As informações da vida associativa, em que se destaca o "XXXI Encontro Nacional de Numismática do Rio Grande do Sul", que se realizou no final do mês de Março, e os artigos temáticos e de história postal completam esta edição.

Dos artigos de fundo, quero destacar: "As Moedas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016", de Yuri Victorino; "Crimes Desfeitos", de José Alberto Junges, sobre peças filatélicas fraudulentas; o artigo "Esboços, ensaios, provas e testes na filatelia comemorativa brasileira: Selo Pan-Americano - 23.9.1909", de Noely Luiz Orsato, ilustrado com peças muito interessantes; e a secção "Miscelânea Filatélica", de Marcos Boaventura, com artigos de divulgação filatélica e curiosidades.



Sem comentários:

Enviar um comentário