sexta-feira, 12 de maio de 2017

As Celebrações Marianas e o Coleccionismo

Estamos atravessar o início das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, e como já referi por diversas vezes, as várias formas de coleccionismo levam a mensagem e divulgam estas comemorações por todo o mundo. São os selos que têm sido emitidos em vários países, os carimbos comemorativos e outras peças filatélicas que foram editadas em Portugal, as moedas comemorativas e os postais. É o que vamos ver hoje aqui, com destaque para a emissão de um selo do Vaticano, para as moedas de colecção, as emissões de livros temáticos e para uma exposição na Eslovénia.

O Ufficio Filatelico e Numismatico - Città del Vaticano pôs a circular no dia 4 de Maio este selo comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima, assim como o postal que também aparece nas imagens. É um trabalho artístico de Stefano Morri. O selo tem impressão da Cartor Security Printing, de França, e o postal é da Tipografia Vaticana. Neles podemos ver a imagem da Virgem Maria e dos Três Pastorinhos.

Na numismática, temos o lançamento pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, da moeda comemorativa das Aparições de Fátima em três ligas metálicas, em Cuproníquel com o valor facial de €2,50, com acabamento normal e o limite de produção a cento e cinquenta mil exemplares, em Prata Proof com limite de produção a cinco mil exemplares, e em Ouro Proof com limite de produção a dois mil e quinhentos exemplares. É um belíssimo trabalho artístico da escultora Clara Menéres, inspirada na criação do santeiro José Thandim. A venda destas moedas tem uma componente solidária, contribuindo uma parte da venda para o Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II.

Os CTT - Correios de Portugal lançaram o livro temático «Fátima - 100 Anos», da autoria de Paulo Mendes Pinto, que para além de nos dar a conhecer a história das Aparições e dos três videntes, assim como a história dos espaços do santuário e a ligação das visitas papais ao longo destes anos, apresenta peças filatélicas relacionadas com as comemorações. Houve também a edição destes Inteiros Postais, dois para o correio internacional (fora da Europa), e um para o correio nacional.

Os Correios do Brasil tinham planeado uma emissão filatélica dedicada a este tema, do Centenário das Aparições de Fátima, mas chegou a informação que a emissão foi cancelada.

O Museu Esloveno do Cristianismo - Muzej Krscanstva na Slovenskem, de Sticna - Ivancna Gorica, inaugurou hoje, dia 12 de Maio, uma Exposição Filatélica que estará patente ao público até 13 de Outubro, dedicada ao tema da "Filatelia Mariana" e ao "Centenário das Aparições de Fátima", pois como divulguei na ocasião, os filatelistas eslovenos, e em especial o amigo Janko Stampfl, acompanharam no ano passado a presença em território esloveno da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, com peças filatélicas e carimbos comemorativos das várias dioceses por onde passou, que estão agora a mostrar neste museu.









Sem comentários:

Enviar um comentário