segunda-feira, 8 de maio de 2017

Castelos e Fortificações de Portugal

A «Emissão Europa» deste ano, como já referi por diversas vezes nesta página, é dedicada a "Castelos e Fortificações", e a emissão portuguesa é composta por três selos e três blocos filatélicos com dois selos cada, para Portugal Continental, para o Arquipélago dos Açores e para a Ilha da Madeira. Cada conjunto representa fortificações de cada região.

Os CTT - Correios de Portugal vão lançar amanhã, dia 9 de Maio, esta emissão que tem trabalho gráfico do Atelier Design&etc/Hélder Soares, e que nos mostra: o Castelo de Almorol, do séc. XII, numa estampa espanhola do séc. XIX, e no bloco o Castelo de Marvão, no Norte Alentejano, construído no séc. XIII, com fotografia de Alamy/Fotobanco; o selo dos Açores mostra a Fortaleza de São João Baptista, de Angra do Heroísmo, construída no séc. XVII, imagem da litografia de Louis Lebreton, da colecção da Biblioteca Nacional de Portugal, e no bloco o Forte de São Brás, de Ponta Delgada, do séc. XVI, numa fotografia de Manuel Marchã; quanto ao selo da Madeira, mostra a Fortaleza de São João Baptista do Pico, do Funchal, uma litografia aguarelada de Colonel Corwall, do séc. XIX, Dickinson & Co Ligth, do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, e o bloco tem também um selo com a fotografia da Fortaleza de São Tiago, do Funchal, obra iniciada em 1614, uma foto de Alamy/Fotobanco.

Há ainda a edição de três postais ilustrados, para a realização de postais máximos, e os sobrescritos de primeiro dia com os respectivos carimbos. A impressão, pelo método de offset, foi realizada pela Cartor Security Printing, de França.



Sem comentários:

Enviar um comentário