quinta-feira, 25 de maio de 2017

Novidades da República Checa

As novidades filatélicas postas a circular em Abril e Maio pelos Correios da República Checa, são o destaque desta nossa página de hoje. No dia 5 de Abril emitiram um selo de 20 CZK, da série "Belezas do Nosso País", com a imagem do Vale do Rio Elba (Labe), a "Porta Bohemica", num bonito desenho de Adolf Absolon, e com gravação de Milos Ondrácek. No mesmo dia assinalaram os 80 anos do Aeroporto de Praga, com este selo da autoria de Michal Brix, e com gravação de Jaroslav Tvrdon. A Torre de Controlo Aéreo e uma aeronave de meados do século passado, são os motivos deste selo.

A série "Personalidades", que tem vindo ao longo dos anos a mostrar gente importante da vida Checa, tem este novo selo posto a circular no dia 3 de Maio, que homenageia a ginasta Vera Cáslavská (1942-2016), num trabalho artístico de Zdenek Netopil, e com gravação de Bohumil Sneider. Outra personalidade homenageada com um selo emitido no dia 3 de Maio, é a Imperatriz Maria Theresa (1717-1780), nesta comemoração dos 300 Anos do seu Nascimento. Estão a ser lançadas emissões filatélicas conjuntas em vários países, onde Maria Theresa e a Casa de Habsburg tiveram influência na Europa Central. Este é um trabalho artístico de Jindrich Ulrich, com gravação de Milos Ondrácek.

O selo emitido no dia 3 de Maio, da «Emissão Europa 2017», representa o Castelo de Frýdlant, num trabalho de design de Jan Kavan, com gravação de Václav Fajt. Mostro também o Inteiro Postal que foi lançado no dia 11 de Maio, para ser usado na "27. Internationale Briefmarken-Messe - Essen 2017", a Exposição-Feira de Filatelia que decorreu de 11 a 13 de Maio, na Alemanha. É um trabalho gráfico de Irena Vycitalová.






2 comentários:

  1. Belíssimos exemplares e muito bem elaborados. Parabéns aos correios da Republica Tcheka;

    ResponderEliminar
  2. really nice to see 2017 stamps of rep. cheka Great post.

    ResponderEliminar