sexta-feira, 23 de junho de 2017

Notícias da Numismática - Junho - I

Começo esta nossa página dedicada às notícias da numismática, com a novidade que a Imprensa Nacional - Casa da Moeda lançou nos últimos dias, uma moeda comemorativa da "Série Rainhas da Europa", desta vez dedicada a D. Maria Bárbara de Bragança (1711-1758), um trabalho artístico de Rui Vasquez. É uma moeda de colecção com o valor facial de €5,00, apresentada nas ligas metálicas de Cuproníquel, Prata Proof e Ouro Proof.

D. Maria Bárbara foi Rainha de Espanha, pelo seu casamento com Fernando VI, e a moeda mostra o episódio da história dos dois países, com a "Troca das Princesas", em Elvas, junto ao Rio Caia, uma infanta portuguesa para o Príncipe das Astúrias, e a infanta Mariana Vitória, de Espanha, que veio a casar com o futuro Rei de Portugal, D. José I.

Há outras novidades da numismática portuguesa, outros lançamentos do mês de Maio, que vou divulgar até ao fim deste mês.

De Fritz Rudolf Künker GmbH & Co. KG, a casa leiloeira de numismática de Osnabrück, na Alemanha, recebi este excelente catálogo do Leilão nº 294, que se realiza nos dias 28 e 29 de Junho, havendo ainda uma outra sessão nos dias 27 e 28 para o Leilão de Numismática nº 293, este último que vai vender moedas e medalhas das colecções de Werner Bröker e Bernd Terletzki.

O Leilão nº 293 apresenta dois mil quatrocentos e vinte seis lotes, como podem ver acedendo ao site desta casa leiloeira alemã, com moedas, medalhas e literatura numismática, da Alemanha e de muitos outros países, um leilão de colecções de grande qualidade e valor. Este catálogo impresso que recebi, o nº 294, apresenta com grande descrição os mil seiscentos e setenta e um lotes de moedas e medalhas de Ouro da Europa e estrangeiro, da Áustria e da Alemanha, assim como outras moedas e medalhas noutras ligas, e uma área especial da numismática russa. Vejam toda esta venda, e os seus leilões online, na ligação que deixo aqui - eLive Auction.

1 comentário: