quinta-feira, 29 de junho de 2017

Novas Emissões da Gronelândia

O dia 15 de Maio foi o primeiro dia de circulação de novas emissões filatélicas dos Correios da Gronelândia, tal como aconteceu com as Ilhas Faroé e com a Dinamarca. Destas duas já tinha divulgado anteriormente, e hoje estou a completar com os selos da Gronelândia. E começo pelo selo da emissão conjunta da SEPAC (Small European Postal Administration Cooperations), que este ano é dedicado ao artesanato local de cada país. O selo mostra um casaco de pele de foca feito por Isaksen Design para a Great Greenland, num trabalho fotográfico de Michael Tonsberg.

A "Emissão Europa 2017", do tema "Castelos da Gronelândia", mostra imagens representativas da natureza que se aproximam mais deste tema, por ser um território que não tem estas construções antigas, tal como sucedeu com a emissão das Ilhas Faroé. Este é um trabalho da artista Buuti Pedersen, e com impressão de Lowe-Martin Group, do Canadá. Há ainda a emissão de carteira com doze selos (seis séries) auto-adesivos.

Uma outra série que começa agora a ser lançada, vai mostrar "Estações abandonadas" existentes na Gronelândia, como estações científicas, bases navais ou aéreas, e outras instalações. É um trabalho artístico de Lisbeth Karline Poulsen, que contou com a colaboração técnica do Museu e Arquivos Nacionais da Gronelândia, e que representa a Base Naval Gronnedal e a Base Aérea Ikateq. A última emissão é dedicada às "Notas Antigas da Gronelândia", uma nova série que vai ter continuação nos próximos anos, dando assim a conhecer estas peças que já não estão em circulação. São estes selos e blocos que representam notas de 1911, num trabalho artístico de Bertil Skov Jorgensen, e impressos pelo método combinado de offset e gravação a laser.

Aí está um conjunto de emissões muito bonitas, com excelente trabalho artístico e de temas variados.








1 comentário: