quinta-feira, 20 de julho de 2017

Publicações recebidas - Julho - II

Das publicações filatélicas que recebi recentemente, escolhi estas para divulgar hoje, excelentes periódicos do associativismo filatélico que trago aqui regularmente, assim como as que vão aparecendo como novidade. E começo por uma publicação que não é nova, mas que me foi enviada agora pelo Presidente da Sociedade Filatélica do Egipto, o Dr. Sherif Samra, e pelo secretário da direcção, o Sr. Khaled Mustafa, é «The Oriental Philatelic - L'Orient Philatelique» nº 140, de Junho de 2008, uma publicação bilingue, em inglês e árabe, que apresenta artigos e estudos especializados sobre a filatelia egípcia e da região, informação associativa e as novidades de selos e marcas postais.

Da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, no Brasil, e do seu editor Henrique Bunselmeyer Ferreira, recebi a publicação «Rio Grande Filatélico», o órgão de divulgação do coleccionismo nº 77, referente aos meses de Abril a Junho, agora com uma capa diferente, mas sempre com excelentes artigos de muito interesse. Destaco deste número o texto de Marcos Boaventura "A Bela Barba da Deusa Ceres", da emissão francesa, e o artigo "Esboços, Ensaios, Provas e Testes na Filatelia Comemorativa Brasileira - Emissões de 1946 e 1947", de Noely Luis Orsato.

A Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine edita nestes meses de Verão um número duplo, o nº 7 e 8 de 2017 de «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», voltando ao convívio com os seus leitores no próximo mês de Setembro. O tema da capa é a nova emissão filatélica dos Correios da Áustria que será posta a circular no próximo dia 28 de Julho, um selo em madeira de carvalho, outra grande novidade da impressão filatélica, desta vez uma árvore com folhagem, caule e raízes, num trabalho artístico de David Gruber. Muitos outros artigos temáticos, de história postal e informação associativa completam esta edição.

Outra publicação mensal federativa, é «Filatelista», o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, e este é o número 7 (1137) do mês de Julho, publicação que obteve Medalha de Prata na "Exposição Europeia de Filatelia - FINLANDIA 2017". Os primeiros artigos são dedicados à vida associativa dos filatelistas polacos, sobre a "XXIV Conferência Científica da Academia Polaca de Filatelia", um texto de Agnieszka Magiera, chefe de redacção da publicação, e os artigos sobre a participação polaca no "Campeonato Europeu de Filatelia Temática - ESSEN 2017", e na "Exposição Europeia de Filatelia - FINLANDIA 2017". Muitos outros temas completam esta edição.

O número 7 do «Philatelic Monthly Woopyo», referente a Julho e número completo 618, deste órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia do Sul, apresenta muita informação da filatelia local e alguns temas da filatelia internacional, como exposições, temas de selos, e concursos onde os filatelistas podem competir. Outros temas que vamos encontrar nesta edição, são referentes ao Esperanto, à arte, às máscaras, ao desporto, com especial atenção para o Baseball, e outros temas de grande interesse.





Sem comentários:

Enviar um comentário