sábado, 5 de agosto de 2017

Publicações recebidas - Agosto - I

As publicações associativas são muitas vezes o único elo entre os coleccionadores e as associações ou federações, sendo por isso importantes meios de comunicação e informação. Hoje, muitas delas já são digitais, chegando rapidamente aos associados e a todo o mundo, e outras continuam a ser impressas, mantendo a qualidade e tradição. São destas últimas que trago hoje alguns títulos, ficando a promessa de daqui a dias escrever sobre algumas publicações digitais.

A «APF News» nº 2 do vol. 31, referente a Agosto de 2017, é o órgão oficial da Australian Philatelic Federation, com este destaque para a participação australiana na Exposição Internacional de Filatelia "FINLANDIA 2017", e para a participação de várias colecções de postais ilustrados, que estiveram pela primeira vez presentes em exposição filatélica competitiva. Ainda nesta área das exposições, há um artigo do Dr. Edwin J. Andrews "Topical Exhibiting", uma ajuda para coleccionadores e jurados, e a divulgação da próxima Exposição Nacional de Filatelia "Newcastle Stamp and Coin Expo", que se realiza de 25 a 27 de Maio de 2018, organizada pela Newcastle Philatelic Society, quando comemoram os cem anos de existência.

O «Topical Time» é o órgão oficial da ATA - American Topical Association, e este é o número 4 do vol. 68 (404), referente a Julho/Agosto. Sempre com muita informação das actividades dos seus membros, e dos clubes e associações temáticas americanas e de todo o mundo, apresenta um calendário completo das exposições que se vão realizando, as classificações que os filatelistas vão obtendo nas exposições nacionais e internacionais, e artigos temáticos de grande qualidade. Destes artigos destaco o de Wayne L. Youngblood "Stamps on Postmarks", muito ilustrado com carimbos e outras marcas postais que representam selos. Outro artigo muito interessante, e que ilustra a capa da publicação, é "Roosters in Europe" de Michael Burzan. A imagem da capa é um postal de felicitações de Páscoa, de 1913, enviado de Kansas City para Lead.

O «Le Philatéliste Belge» nº 22 é a publicação trimestral da "Société Philatélique Belge" e da "Académie Royale de Philatélie de Belgique", com edição de Patrick Maselis. Na capa podemos ver uma imagem do Rei Léopold I (1790-1865), Rei dos Belgas cuja efígie ilustrou as primeiras emissões de selos. Este também é o tema do artigo de Leo De Clercq "L'Utilisation des Épaulettes". Ainda do tema da filatelia clássica, Walter Deijnckens apresenta o artigo "La série de timbres représentant le Memorial du Roi Albert du Ruanda Urundi 1941-1942". Na área da história postal, em que esta publicação também é muito forte, apresenta um artigo de Thomas Lindekens e Vincent Schouberechts "L'Expédition Hanolet - 2éme phase (Février 1894 - Novembre 1894)", com muitas ilustrações de inteiros postais e outros documentos antigos.



Sem comentários:

Enviar um comentário