quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Palestra na Sociedade Philatelica Paulista

A Sociedade Philatelica Paulista, com sede no Largo do Paissandú nº 51 - 17º andar, em São Paulo, realiza no próximo sábado, dia 23 de Setembro, um Encontro dos Grupos de Estudos sobre o tema "Correspondências em Tempo de Guerra (Brasil, 1939-1945)", com intervenção de Henrique de Vasconcelos Cruz, que apresentará a sua colecção em cinco quadros, que aborda a História Postal Brasileira no período da Segunda Guerra Mundial, utilizando correspondências civis e militares, expedidas no contexto nacional e internacional.

Esta palestra pode ser assistida ao vivo, a partir das 10 horas, na sede da Sociedade Philatelica Paulista, ou através da página do Facebook também em directo. Henrique de Vasconcelos Cruz é Chefe de Divisão de Estudos Museológicos e Acções Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste/Fundação Joaquim Nabuco, e colecciona selos desde os oito anos de idade, com participações em exposições filatélicas desde 1997, estando actualmente a desenvolver o estudo da História Postal Brasileira do período da Segunda Guerra Mundial, com censura postal e marcofilia.

Estas informações, que daqui agradeço, chegaram através do coordenador dos Grupos de Estudos da Sociedade Philatelica Paulista, Fernando Silva Moreira dos Santos, que tem uma apresentação muito interessante no YouTube "Filatelia - Ensaios de Cottens", que será apresentada em Outubro no "Terceiro Simpósio Internacional de Métodos Analíticos na Filatelia", na sede da "The Royal Philatelic Society London".

A imagem que mostro a seguir é uma peça da colecção de Henrique de Vasconcelos Cruz, uma carta enviada do Rio de Janeiro para França (15 de Agosto de 1940) via Lisboa, com várias marcas postais e etiqueta de censura do Reino Unido, tendo sido devolvida via EUA, com recepção no Rio de Janeiro a 21 de Outubro de 1941.

2 comentários:

  1. ACREDITO SEJA PEÇA FILATÉLICA MUITO IMPORTANTE PELA HISTÓRIA VIVIDA.

    ResponderEliminar
  2. Grande amigo Mario, agradeço pela divulgação de nossos eventos. Muito bom ver que um site como o seu, de alcance mundial, está nos prestigiando com estas publicações. Grande abraço!

    ResponderEliminar