domingo, 17 de setembro de 2017

Publicações recebidas - Setembro - II

Das várias publicações recebidas este mês, hoje destaco estas três do associativismo filatélico, três excelentes exemplos da comunicação entre e para os filatelistas. O «Apuntes de Maximofilia» nº 53, é o órgão oficial da ASEMA - Asociación Española de Maximofilia, com sede em Cádiz. Com ele ficamos a conhecer as últimas realizações em postais-máximos espanhóis, as exposições onde estes coleccionadores estiveram presentes, e os seus prémios, e outras informações de interesse geral para os sócios e filatelistas.

Grandes destaques para as exposições "MAXIESPAÑA 2017", exposição que se realizou em Avilés, de 10 a 13 de Maio, com reportagem de Juan Antonio Casas Pajares, e para a exposição "EXPOMAX 2017", que teve lugar em Cádiz, de 20 a 30 de Junho, uma organização da ASEMA para celebrar o "Tricentenario del Traslado de la Casa de Contratación de Sevilla y Cádiz", numa reportagem de José Palma Azúa. O bonito postal-máximo que podemos ver nesta capa, foi realizado nessa ocasião, com imagem do Navio-Escola Juan Sebastian de Elcano. Neste número podemos ler o artigo "El Mundo de las Grullas a Través de la Maximofilia", uma peça muito ilustrada do coleccionador português Américo Rebelo, que tem obtido muitos prémios em exposições internacionais, com as suas colecções e artigos publicados em várias revistas.

De Itália chegou o «quaderno filatelico» nº 123, órgão oficial da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", com destaque nesta primeira página para a ligação entre as associações dos dois países, para o reencontro dos dois dirigentes André Feller e Luigi Santini, que está acontecer em Itália, e para a entrevista que André Feller deu à jornalista Sophie Bastide-Bernardin, da publicação francesa "AUTOUT Timbres". Este encontro entre as duas associações vai ser assinalado com a emissão de peças filatélicas personalizadas, da autoria de Roland Irolla, um artista francês que colabora regularmente com estas organizações.

Outras informações das realizações filatélicas destes amigos italianos, também estão em destaque, como o encontro entre eles e uma delegação do "ICSC - Italy and Colonies Study Circle", de Inglaterra, que se deslocam a Itália e à região do Marche entre 2 e 11 de Outubro, e outras novidades de Senigallia completam esta edição.

Recebi ainda o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», referente ao mês de Setembro, que destaca na sua capa o lançamento no próximo dia 21 deste mês, do selo comemorativo da nova sede dos Correios da Áustria, uma obra da arquitectura moderna aqui retratada pela artista Karin Klier. Para além deste destaque, apresenta ainda no seu suplemento "Album", da responsabilidade dos correios, os vários produtos filatélicos que estão a lançar este mês, a marcofilia e os selos personalizados.

Os 60 anos da Companhia de Aviação Austrian Airlines, vai ser comemorado no dia 29 de Setembro, com um selo personalizado e carimbo comemorativo, numa cooperação entre a Associação Filatélica "BSV Pinkafeld", e o "Sportclub Austrian Airlines". Outros artigos de história postal e filatelia temática completam esta edição, assim como os destaques da filatelia juvenil, e os Prémios "WIPA 2016", que este ano distinguiram com o primeiro lugar a série portuguesa "Indústria Conserveira".



Sem comentários:

Enviar um comentário