domingo, 26 de novembro de 2017

Filatelia - Revista da FEBRAF

A Revista «Filatelia - Philately» número 4 do Ano III, referente ao primeiro semestre deste ano, é o órgão oficial da FEBRAF - Federação Brasileira de Filatelia, editado por Fábio Serra Flosi e dirigido por Rubem Porto Jr.. É uma edição bilingue, e como foi lançada por ocasião da Exposição Mundial de Filatelia "BRASÍLIA 2017", é quase toda ela dedicada ao grande evento de Multicolecionismo, a "COLECINAR 2017", que se realizou nos últimos dias de Outubro, em Brasília, como mostra esta capa com os vários logotipos das exposições.

Mostra a relação completa do Comité Organizador e dos Comissários Nacionais de cada país participante, assim como o número de expositores e participações por país, e os regulamentos da exposição. Num artigo de fundo, "Brasília na Filatelia", Aluisio Queiroga apresenta as emissões brasileiras que foram lançadas ao longo dos anos e que retratam a cidade, os seus edifícios emblemáticos e arquitectura, os monumentos, os homens que a tornaram realidade, e as marcas postais comemorativas, incluindo franquias mecânicas portuguesas e um carimbo comemorativo do Paraguai.

Seguem-se as notícias sobre a "BRAPEX 2017 - XIII Exposição Filatélica Brasileira", que se realizou no mesmo local e período da exposição mundial, com a Comissão Organizadora, o Corpo de Jurados, a relação das inscrições, com o nome do expositor e título da colecção, e os regulamentos da exposição. Fábio Serra Flosi conta "A História da BRAPEX", num artigo muito ilustrado que nos dá a conhecer cada uma destas treze exposições. É muito interessante ver aqui um pouco da história filatélica do Brasil. Parabéns aos editores e a toda a Direcção da Federação Brasileira de Filatelia, pela publicação e por todo o trabalho no grande evento mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário