sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Publicações recebidas - Dezembro - IV

Ainda tenho aqui mais estas excelentes publicações da filatelia europeia para divulgar antes do fim de ano, começando pela «Filatelia Lusitana» número 34 da série III, órgão oficial da Federação Portuguesa de Filatelia - APD, que nesta edição faz um balanço das realizações  filatélicas deste ano em Portugal, com a manchete a lembrar a "PORTIMÃO 2017", e a organização do "Salão de Filatelia Açoriana", comemorativa dos 150 anos do nascimento de Tomás Borba. Este é um destaque especial da publicação, devido ao envolvimento de dirigentes e filatelistas nacionais no evento.

Outras informações completam esta edição, como os lançamentos filatélicos mais importantes dos Correios de Portugal, as outras realizações filatélicas de associações federadas, a participação portuguesa nas grandes exposições internacionais, como a "FINLANDIA 2017", o Congresso da FEPA - Federação Europeia de Filatelia, o plano de emissões dos correios portugueses para 2018, a literatura filatélica editada recentemente, e outras informações.

A seguir vem a revista da FEPA - Federation of European Philatelic Associations, «FEPA News» nº 31 da segunda série, referente a Junho de 2017, uma publicação recebida através da Federação Portuguesa de Filatelia. Os grandes destaques da publicação vão para as exposições europeias deste ano patrocinadas pela FEPA, com fotografias na capa da "GMUNDEN'17", na Áustria, de 24 a 27 de Agosto, a "Ovebria 2017", na Áustria, de 6 a 8 de Outubro, a "Exfilna 2017", em Portugalete, na Espanha, de 9 a 15 de Outubro, a "NORDIA 2017", que se realizou na Dinamarca, de 27 a 29 de Outubro, que incluiu a "4ª Exposição Internacional de Filatelia Polar", e a "FINLANDIA 2017", que se realizou em Tampere, a grande exposição europeia deste ano, com Congresso da FEPA que contou com trinta e nove presenças de federações nacionais.

Outras exposições têm aqui o seu destaque, com reportagens da "Juvenia 2017", que se realizou em Avilés, na Espanha, A "Maxiespaña 2017", a Exposição de Maximafilia organizada pela Federação Espanhola, a "Belphila 2017", 9ª Exposição Nacional de Filatelia da Bielorrússia, e outros eventos de grande importância para o coleccionismo filatélico. Todas estas publicações são de grande qualidade.

Da Bélgica chegou o «Le Philatéliste Belge» nº 24, referente a Dezembro desta publicação da Société Philatélique Belge, e da Académie Royale de Philatélie de Belgique, com edição de Patrick Maselis. Por ser uma publicação essencialmente especializada em história postal, com artigos de grande qualidade, apresenta quase sempre uma imagem antiga na capa, da filatelia ou não, desta vez uma fotografia do Grão-Duque Adolfo I do Luxemburgo (1817-1905), quando passam duzentos anos do seu nascimento.

Hubert De Belder apresenta a segunda parte de um estudo muito ilustrado sobre "Ambulâncias Postais e Marcas de Passagem do Luxemburgo", e o artigo "10 Mai 1940 - Et alors la Deuxième Guerre Mondial commençait pour la Belgique", uma carta de um militar em campanha para a sua família. A seguir apresentam um artigo muito interessante sobre a "Tentativa de colonização belga das Novas Hébridas e das Ilhas Fidji e Salomão em 1861", com a correspondente história postal, um artigo de Vincent Schouberechts, também ilustrado com correspondência e documentos da época. Há ainda um texto e estudo de Lars Jorgensen "La Révolution de Zanzibar du 12 Janvier 1964 et ses conséquences philatéliques", e de André Bollen "Balon Monté vers anvers: une nouvelle découvert".





Sem comentários:

Enviar um comentário