quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Emissões de Selos da Gronelândia

As últimas emissões de selos dos Correios da Gronelândia, foram lançadas no dia 27 de Outubro, quatro emissões que totalizam sete selos, dois blocos e uma carteira da emissão do Natal com selos auto-adesivos. E os primeiros que mostro, são da emissão conjunta com as TAAF - Terres Australes et Antarctiques Françaises, um território de ilhas francesas junto ao Pólo Sul, que tem muitas semelhanças geográficas e de biodiversidade com a Gronelândia e o Pólo Norte. E assim surge esta emissão conjunta que tem trabalho artístico de Martin Mörck, representando aves que habitam nesta região Norte. Já a emissão das TAAF reproduz o "Pinguim Imperador" e "South Polar Skua", uma ave do Pólo Sul. Mostro também o bloco filatélico emitido na Gronelândia, com os dois selos da série e uma vinheta sem valor facial, representando os pinguins do Pólo Sul.

Mostro a seguir a emissão de um selo com valor adicional para uma causa social, a "Kofoed Skole Nuuk", uma instituição e escola de integração social para jovens e adultos fundada em 1928. Para esta emissão houve também lançamento deste bloco/folha miniatura com quatro selos, que reproduz ainda a fotografia de alguns residentes da instituição. É um trabalho artístico de Miki Jacobsen, e impressão de Lowe-Martin Group, do Canadá.

O "Ambiente na Gronelândia" tem este ano mais dois selos emitidos no mesmo dia das outras séries, selos auto-adesivos de 2 e 11,50 coroas dinamarquesas, que alertam para as alterações climáticas e as toxinas que vêm da Europa, da América do Norte e da Ásia, transportadas pelos ventos e correntes oceânicas, que afectam a qualidade de vida deste povo e das espécies animais. É um trabalho artístico de Ivínguak' Stork Hoegh. Quanto à emissão do Natal, são estes dois selos com goma normal, e a carteira de doze selos auto-adesivos (seis séries), um trabalho artístico de Julie Edel Hardenberg, de Nuuk. Aqui os motivos são as Luzes de Natal, das velas e das luzes na neve, uma tradição muito interessante que esta artista relembra dos seus antepassados.

Deixo também a imagem da bonita capa de "Greenland Collector" nº 3 do volume 22, a publicação dos Correios da Gronelândia que nos dá a conhecer estas emissões filatélicas.









 

Sem comentários:

Enviar um comentário