quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Publicações recebidas - Janeiro - II

Mais algumas publicações do associativismo filatélico recebidas este mês, excelentes publicações da filatelia local e nacional que divulgo aqui regularmente, começando pelo «quaderno filatelico» nº 127, referente a Janeiro, deste órgão oficial da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", de Migné-Auxances. O "Premio Cavaliere Giovaninno Brandi" na sua quarta edição, é destaque nesta edição, uma iniciativa conjunta das associações regionais que colaboram com Falconara, a de Ascoli Piceno, Loro Piceno e Treia, que irá ser divulgado em Março ou Abril. As novidades filatélicas do tema WWF, e das "Iniziative Culturali Marcofilo-Filateliche", da Associação de Senigallia, são referências nesta publicação mensal, assim como regularmente as notícias das reuniões de coleccionadores, e as mostras e feiras da filatelia e numismática italiana. Outro destaque neste jornal, é a edição de material filatélico que assinalou o "Drama de Lourdines", uma realização da Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie" e do amigo André Feller, seu Presidente, que divulguei na ocasião.

«Apuntes de Maximofilia» é o órgão oficial da "Asociación Española de Maximofilia", e este é o número 54, Ano XXVII, referente a Dezembro de 2017, dirigido pelo amigo Paco Velázquez Barroso, e com Presidência da Associação de outro amigo, Juan Antonio Casas Pajares, com sede em Cádiz. No seu editorial, Paco Velázquez faz um balanço do ano de 2017, das iniciativas e realizações de maximafilia, das participações em exposições e dos artigos que têm inserido nas publicações, uma importante divulgação da maximafilia espanhola para o mundo. Um dos destaques desta edição é a realização do Postal Máximo número mil da Associação, que foi feito em Maio do ano passado, aqui registado num artigo de José Gómez Ramos, e outro destaque vai para o artigo "El Camachuelo visto a través de la Maximofilia", do amigo filatelista e maximafilista português Américo Rebelo, que tem conquistado vários galardões nacionais e internacionais com os seus artigos e publicações, e com as suas colecções de filatelia e maximafilia, sendo um dos colaboradores mais assíduos desta publicação «Apuntes de Maximofilia».

De Viena chegou a publicação «donau-post» número 1 de 2018, órgão de divulgação de coleccionismo do "Clube Filatélico Danúbio - Briefmarkensammler-Verein donau", com notícias da filatelia austríaca e internacional, e da vida associativa desta organização. Na imagem da capa podemos ver o documento certificativo da Federação Filatélica da Áustria, que assinala os 95 Anos deste Clube Filatélico, uma vida ao serviço dos coleccionadores e da filatelia austríaca e mundial. As notícias e as novas emissões dos Correios da Áustria, e as marcas postais comemorativas de várias lojas de filatelia dos correios, são destaque nesta edição, que nos dá a conhecer também algumas das iniciativas do final do ano que passou. Acedam ao site desta associação de coleccionadores, e podem ver estas publicações regulares.

Da Coreia do Sul chegou o «Philatelic Monthly Woopyo» nº 624, referente a Janeiro, e desejando a todos nós um "Feliz Ano Novo". Este é o órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia, uma publicação mensal que nos dá notícias da filatelia da Coreia e da região Asiática. Apresenta sempre artigos de história postal e temáticos, estudos sobre emissões, variedades e erros, as novidades da marcofilia e filatelia da Coreia do Sul, notícias do que se vai passando na filatelia mundial, as exposições e outras novidades da vida associativa coreana. Alguns artigos temáticos têm presença regular nestas publicações, como os estudos das vinhetas de beneficência, os vários tipos de impressão de selos, o baseball, o acompanhamento junto dos jovens, e nesta edição o Património de Arquitectura de Le Corbusier, o cinema coreano na filatelia, a astronáutica e muito mais.




Sem comentários:

Enviar um comentário