domingo, 11 de fevereiro de 2018

Literatura Filatélica em Português

A rubrica de hoje podia ter o título habitual de "Publicações recebidas", mas como se juntaram ao mesmo tempo estas três excelentes publicações da Literatura Filatélica escrita em Português, optei por este título desta página de hoje, homenageando ao mesmo tempo estas revistas do associativismo português e brasileiro, que são obras de grande qualidade da Literatura Filatélica Mundial.

Temos o «Boletim Informativo da Sociedade Philatelica Paulista» nº 229, referente a Agosto de 2017, com imagem na capa da folha de selos personalizados comemorativos dos 98 anos da fundação da SPP, lançada no dia 29 de Julho, quando inauguraram a "IX Expo SPP", que se realizou em São Paulo de 29 de Julho a 13 de Agosto. Em grande destaque estão as reportagens e palmarés das participações dos associados da SPP nas grandes exposições "BRAPEX 2017" e "BRASÍLIA 2017", assim como nas exposições "Exposición Nacional de Filatelia - Jesús María 2017", que se realizou em Córdoba, na Argentina, e a "Exposição Filatélica Americana 2017 - Semana da Cultura", que se realizou em Americana, no Brasil.

Dos vários artigos e estudos apresentados nesta edição, destaco "Língua Internacional Esperanto", de Sérgio Marques, Vice-Presidente da SPP, "O selo do Estado Independente do Acre de Galvez de 1899", de Reinaldo Jacob, editor deste boletim, e "Terceiro Simpósio Internacional de Métodos Analíticos na Filatelia - Londres - Os novos horizontes da filatelia!", de Fernando Silva Moreira dos Santos, entre outros artigos de muito interesse.

Ainda do Brasil, recebi o número 79, referente a Outubro-Dezembro de 2017, do «Rio Grande Filatélico», órgão de divulgação da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Entre os vários artigos aqui apresentados, quero destacar alguns, como a segunda parte do estudo "Perfins do Brasil", de Sílvio Egínio Lindemayer Linn, "Carimbos em Carta de Cachoeira (RS) para Porto Alegre", de Henrique Bunselmeyer Ferreira, vários textos de Noely Luiz Orsato, de "Variedades, Curiosidades, Acidentes e Provas na Filatelia Comemorativa Brasileira - Emissões de 1974", sobre vários temas e emissões daquele ano, e na rubrica "Miscelânea Filatélica", de Marcos Boaventura, um estudo sobre "Cartas Triangulares na 2ª Guerra".

Para além destes artigos e de outros de grande interesse, há as notícias das actividades associativas, a realização das "BRAPEX e BRASÍLIA 2017", que envolveram todos os filatelistas brasileiros, a visita do filatelista alemão Karlheiz Wittig à Sociedade Filatélica Rio-Grandense. e muito mais.

Recebi também o «Boletim do Clube Filatélico de Portugal» nº 457, referente a Setembro de 2017, com esta imagem de um painel representando o Infante D. Henrique, uma das figuras mais ilustres do período dos Descobrimentos Portugueses e da História de Portugal. No seu Editoral, o Presidente do Clube, Elder Manuel Pinto Correia, alerta para o comércio electrónico de filatelia que apresenta alguns riscos, pelas falsificações/adulterações de selos e peças filatélicas, levando ao engano muitos coleccionadores. O mesmo autor, Elder Correia, apresenta o artigo "Introdução dos Bilhetes-Postais nas Províncias Ultramarinas", com muitas imagens e dados estatísticos.

Outros artigos de grande qualidade e interesse: India Portuguesa - O Correio Interno de Goa e o Porte Domiciliário", de Eduardo Barreiros e Luís Barreiros; um artigo de Luís Frazão sobre o primeiro vôo do avião Dornier DOX, Europa-América do Sul-Estados Unidos, "Uma carta do DOX, expedida da Guiné"; e de Acácio Horta da Luz, "O Correio e o Hotel Universal do Porto no Princípio do Século XX", com título e resumo em português e inglês, entre outros artigos também de grande interesse.



Sem comentários:

Enviar um comentário