sexta-feira, 16 de março de 2018

50 Anos da Comunidade Islâmica de Lisboa

"A Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL) foi constituída em 1968 (Diário do Governo, nº 83, III Série, de 6 de Abril de 1968) por um grupo de jovens estudantes muçulmanos, oriundos das ex-colónias, que na altura se encontravam a estudar em Portugal, nomeadamente em Lisboa.

Nessa época sentiram a necessidade de formarem uma associação e arranjar um local onde pudessem reunir-se e, principalmente, fazerem as suas orações em conjunto."

Estes dois primeiros parágrafos são transcritos do texto da pagela dos CTT - Correios de Portugal, um texto onde a CIL - Comunidade Islâmica de Lisboa dá a conhecer alguns aspectos da criação da Comunidade e da edificação da Mesquita de Lisboa, nesta comemoração dos 50 anos da sua fundação, que tem emissão filatélica lançada hoje, dia 16 de Março. São estes quatro selos e um bloco filatélico, com trabalho de design de A.F. Atelier, e fotografias de Filipe Bianchi, que  mostram a entrada da Mesquita, a purificação do corpo, a oração e o pátio interior. O selo do bloco representa a Sala da Oração e o Corão, e a imagem de fundo mostra as cúpulas e o minarete da Mesquita Central de Lisboa. O trabalho de impressão é de Cartor Security Printing, de França.


Sem comentários:

Enviar um comentário