quinta-feira, 12 de abril de 2018

Os Novos Selos do Luxemburgo

O dia 6 de Março foi o primeiro dia de novas emissões filatélicas comemorativas dos Correios do Luxemburgo, emissões que assinalam aniversários de instituições nacionais, como o "SOS Kannerduerf Lëtzebuerg", fundada em 1968 para apoiar as crianças vítimas de maus tratos físicos e negligência, e que tem como objectivo criar uma protecção que assegure o equilíbrio entre a educação diversificada e a liberdade pessoal. O selo de €0,70 de valor facial, foi desenhado por Laura, com projecto gráfico de Fargo, do Luxemburgo, e impressão dos Correios da Bélgica - Bpost. A instituição escolheu o melhor desenho de uma das crianças residentes, a desenhadora Laura.

Outra associação que comemorou no ano passado o seu 50º aniversário, foi a "APEMH - Association des Parents d'Enfants Mentalement Handicapés", que apoia pessoas de todas as idades e condições de vida, que pela sua situação necessitam de acompanhamento. É um selo com design de Lynn Hary. Os 125 anos do "Lycée de Garçons de Luxemburg", foram assinalados com este selo desenhado por Inês Pires, e com projecto de Fargo, do Luxemburgo. A "NSPA - Nato Support and Procurement Agency", foi criada em França no ano de 1958, e no Luxemburgo dez anos depois, estando a comemorar os 60 anos e 50 no Luxemburgo, sendo este o tema da emissão do selo com design de Olivier Perl, e projecto de Fargo. A NSPA é uma agência que faz a gestão das compras para os vários estados membros, mas também dos serviços logísticos, de infraestruturas, de engenharia e de construção.

O ano de 2018 foi proclamado de "Ano Europeu do Património Cultural", que levará muitos países a emitirem selos sobre este tema. O último selo que mostro nas imagens é comemorativo e especial desta proclamação, assinalando o património material, imaterial e digital para o futuro, e com base em três temas, o património cultural e educação/sensibilização, o património cultural e desenvolvimento sustentável, e o património cultural e as novas tecnologias. É um trabalho gráfico de binsfeld-vidalegloesener, do Luxemburgo, e com impressão dos Correios da Bélgica - Bpost.




Sem comentários:

Enviar um comentário